SEDS realiza  ação educativa denominada “24h de Superação”, na Praça Sete

Como parte da programação da Semana Estadual de Prevenção às Drogas, a Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) realizou uma ação educativa denominada “24h de Superação”, na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte. Foram 24 horas de depoimentos de pessoas que abandonaram as drogas depois de serem atendidas por comunidades terapêuticas no Estado.

Os cerca de 100 testemunhos foram gravados na Delegacia Móvel da Polícia Civil montada na praça e exibidos em monitores instalados no local. Os depoimentos também foram postados na conta de Youtube http://bit.ly/1SO5ok4.

 Os cerca de 100 testemunhos foram gravados na Delegacia Móvel da Polícia Civil montada na praça

Monitores instalados no local para exibir os depoimentos.  Ação educativa na Praça Sete

O evento é parte das várias ações de conscientização em vias públicas e escolas realizadas pela Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (Supod) durante a Semana Estadual de Prevenção às Drogas. O titular da Supod, Rafael Miranda, acompanhou pessoalmente a ‘maratona’ na Praça Sete.

“O nosso objetivo é despertar as pessoas para a importância da prevenção, além de orientar familiares e usuários que precisam de atendimento e tratamento”, explicou o subsecretário.

A transmissão dos depoimentos começou às 8h desta quinta-feira, 25.06, e iria terminar às 8h da sexta-feira, 26, data em que é comemorado oficialmente o Dia Internacional de Combate às Drogas.

Guilherme Martins, um dos ex-usuários que relatou a experiência de vencer a dependência, elogiou a iniciativa da Seds. “Imaginar que eu posso ajudar alguém de alguma forma me enche de alegria”, disse.

Outro participante da maratona, Diego Gomes, de 29 anos, experimentou as drogas pela primeira vez quando tinha 15 anos. Começou usando álcool, depois cocaína e crack. Ele conta que passou a usar drogas para se sentir descolado.

“Eu acreditava que podia parar quando quisesse, mas ela me dominou por 26 anos. Perdi patrimônio, nome e a confiança de muitas pessoas. Entendi que precisava de ajuda quando furtei o dinheiro que minha irmã havia separado para pagar a faculdade”, disse.

Atualmente, Diego trabalha com tratamento de jovens dependentes na Comunidade Magnificat Associação de Apoio e Recuperação de Dependentes, na cidade de Itaúna. A instituição é uma das parceiras do Centro de Referência em Álcool de Drogas (Cread), vinculado à Supod.

A sede do Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas (CREAD) da Seds fica na Rua Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, junto à Praça Sete, mas trabalha em parceria com comunidades terapêuticas (instituições privadas, sem fins lucrativos e financiadas, em parte, pelo poder público) localizadas em várias cidades do Estado. Quem precisa de ajuda ou necessita de informações sobre atendimentos gratuitos voltados para dependentes e familiares, pode ligar no número 155 (opção 1).

Por Dayana Lourdes Silva

Crédito fotos: Omar Freire