Hoje é um dia especial para 211 novos servidores da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) que tomaram posse e ingressaram na carreira de Assistente Executivo de Defesa Social - Auxiliar Educacional. O concurso para o cargo foi realizado no ano passado e visa expandir os números desses servidores nos centros socioeducativos de Minas. O objetivo principal é potencializar as atividades culturais, sociais e esportivas, conforme preconizam o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), visando interromper a trajetória infracional dos adolescentes em medida de internação ou semiliberdade.

Após a posse realizada nesta quarta-feira (15/12), os auxiliares educacionais têm até 30 dias para se apresentarem nos seus postos de trabalho, que foram escolhidos pelos próprios servidores, de acordo com a classificação de cada candidato no certame. Eles ficarão lotados nas cidades de Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Juiz de Fora, Uberlândia, Montes Claros, Governador Valadares, Teófilo Otoni, Patos de Minas, Sete Lagoas, Divinópolis e Pirapora. Concomitantemente ao trabalho diário, os novos auxiliares irão participar de um curso de formação em plataforma virtual com carga horária de 88h.

A capacitação será sobre o trabalho interdisciplinar para profissionais que lidam com adolescentes em privação de liberdade e terá disciplinas sobre o ECA, Sinase, Justiça Restaurativa, Comunicação Não-violenta, Estatuto da Juventude, entre outros temas. O intuito é preparar os profissionais para o melhor desenvolvimento de suas funções.

A recepção dos aprovados contou com a presença do subsecretário da Suase, Pedro Ruano, servidor de carreira que assumiu recentemente a gestão da subsecretaria e, também, da superintendente de Atendimento ao Adolescente, Érika Vinhal, que aguardava ansiosamente o início do trabalho dos novos servidores.

“Comemoramos com muita alegria a chegada destes 211 auxiliares educacionais. Esse novo ator do sistema socioeducativo estará preparado para acompanhar e para somar à rotina pedagógica das unidades socioeducativas. Eles farão parte das equipes pedagógicas ,sob a coordenação do pedagogo e do terapeuta ocupacional, visando assegurar a construção, a avaliação e o aprimoramento da rotina pedagógica das unidades socioeducativas de Minas Gerais”, disse a superintendente.

Fotos: Divulgação Ascom - Sejusp

Enviar para impressão