O Presídio de Itajubá, no Sul de Minas, inaugurou, na manhã desta segunda-feira (09.03), um anexo da Escola Estadual Major João Pereira dentro da Unidade. A obra custou cerca de R$9 mil reais e contou com o apoio de parceiros.

palanque da inauguracao.editada

Todos os 16 operários empregados na construção das salas de aula são detentos da própria unidade. Esse trabalho dá direito à remição de pena a cada um deles, ou seja, a cada três dias trabalhados, um a menos no cumprimento da sentença.

O anexo da escola atenderá cerca de 140 detentos em dois turnos, na modalidade Educação de Jovens e Adolescentes (EJA), e conta com cinco salas de aula, uma biblioteca e uma sala para os professores. O corpo docente é formado por nove professores e uma diretora da Secretaria de Estado de Educação (SEE).

sala de aula.1 

O diretor geral do Presídio de Itajubá, Rodiney Dantas, acredita que a educação e o trabalho são as bases da política de ressocialização do sistema prisional. “É uma forma de garantirmos aos detentos uma melhor ressocialização quando saírem do sistema e uma ação efetiva em prol dos direitos fundamentais dos mesmos”, afirmou.

Educação no Sistema Prisional

Em todo o Estado, 8.500 presos estão estudando em 85 unidades prisionais que possuem escolas.

Enviar para impressão