Ações de conscientização, prestação de serviços e prevenção à criminalidade tomaram conta da Pedreira Prado Lopes (PPL), em Belo Horizonte, no último fim de semana. A Política de Prevenção à Criminalidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) realizou o “Baile pela Vida” e reuniu cerca de 300 pessoas, com apresentações de dança, música, grafite e oficinas de identidade de cabelo.
As ações foram coordenadas pelo Centro de Prevenção à Criminalidade (CPC) que atua na Pedreira, com os programas Fica Vivo! e Mediação de Conflitos, eteve a participação dos CPCs das comunidades Cabana do Pai Thomáz e Ribeiro de Abreu. Jovens das oficinas do Fica Vivo! ficaram por conta das apresentações culturais que, além de “palco” para os talentos, também buscaram mais proximidade com as comunidades onde os Centros de Prevenção realizam suas atividades.
“Foi uma ação de resposta à atual banalização da vida”, avalia a analista do Fica Vivo!, no CPC PPL, Marília Saraiva .
Durante as atividades, quem tinha alguma pendência com a Justiça também pode receber atendimento do Mediação de Conflitos pelos profissionais que atuam no programa na Pedreira Prado Lopes.
Trabalho em rede
O projeto foi construído a partir do diálogo com a comunidade local e com outras instituições de atendimento social. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizou atividades recreativas direcionas para as crianças, como cama elástica, algodão doce e brincadeiras. Já o Grupo Especializado de Policiamento em Áreas de Risco (Gepar) cuidou da segurança do evento, enquanto a Casa de Caridade Pai Jacob ajudou na montagem e no atendimento da monitoria das crianças.
“Foi muito bacana e tranquilo. Estávamos precisando de um evento desses para interagir e descontrair um pouco”, disse Nahayan Mota, de 25 anos, morador da comunidade da Pedreira.
CPC PPL
O Centro de Prevenção à Criminalidade da Pedreira Prado Lopes atende aproximadamente 250 jovens nas 13 oficinas oferecidas pelo Fica Vivo e em atendimentos individuais. Também há atendimentos do programa Mediação de Conflitos no local.
Os programas
Fica Vivo! é um programa do Estado, que possui foco na prevenção e redução de homicídios de adolescentes e jovens, atuando em áreas que registram maior concentração destes índices. Já o Mediação de Conflitos promove meios pacíficos de resolução de conflitos, em territórios marcados pela sociabilidade violenta, baixo acesso a direitos e baixo capital social.
Por: Dayana Silva
Fotos: Divulgação Ascom/Sesp