A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), por meio da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (Supod), participa do evento sob a forma de cooperação técnica, juntamente à Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas do Ministério da Justiça. Todos os bens integravam processos nos quais os réus foram condenados e os veículos perdidos em favor do Governo Federal. Do valor total a ser arrecado 20% vai para o Fundo Nacional Antidrogas (Funad) e 80% para o fortalecimento de políticas sobre drogas do Estado.

O subsecretário de Políticas Sobre Drogas, Cloves Benevides, explica que o leilão destes bens representa várias vitórias sobre o tráfico e tem uma dimensão simbólica muito grande. “Os veículos comprados com a destruição de famílias serão usados para reconstruir a vida de dependentes e combater a atividade ilícita”.


leilao_bens_trafico_3.jpgQuem dá mais?

Os valores iniciais dos carros, motos e carretas correspondem a 20% do preço de venda no mercado e os lances podem ser feitos por pessoas jurídicas ou físicas, maiores de idade ou emancipadas, ou seus procuradores, desde que munidos de instrumento público ou particular de mandato, ou cópia devidamente autenticada. 

O edital do leilão foi assinado no dia 26 de setembro e está disponível no site do Observatório Brasileiro de Informações Sobre Drogas www.obid.senad.gov.br, no qual consta também um anexo com a descrição dos 98 bens a serem leiloados, a vara e a comarca do processo e os débitos anteriores.

Em Minas Gerais já foram realizados três leilões deste tipo, nos anos de 2005, 2006 e 2009, os quais arrecadaram mais de 1,5 milhão de reais.

leilao_bens_trafico_2.jpgO leilão deste ano será realizado na avenida Dom João VI, 925 – bairro Palmeiras, Belo Horizonte – às 10h, no auditório Gaia Eventos. Os veículos podem ser examinados até o dia 17, das 8h às 17h no pátio localizado na rua Liberdade, 1070 – bairro Bonsucesso, Belo Horizonte.

Enviar para impressão