A Gestão do Sistema Socioeducativo – GEDUC é uma metodologia de gerenciamento e trabalho baseada na Gestão por Resultados. Sua criação, no bojo da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas, insere-se na Política de Governo que segue a lógica de modernização da administração pública. Gerenciar para Resultados, nesse caso, compreende a possibilidade de apreensão dos alcances, antecipação de impasses, bem como o planejamento das ações e metas focadas na constante melhoria do atendimento ao adolescente autor de ato infracional.
Para além de fornecer ao gestor ferramentas de monitoramento e avaliação das ações sob sua responsabilidade busca, outrossim, a aproximação das unidades socioeducativas em relação aos demais setores da Subsecretaria.
A GEDUC, assim como outras ferramentas de gestão da Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais, baseia-se no método PDCA, ou seja, planejamento (Plna), execução (Do), verificação (Check) e atuação (Action) e consubstancia-se em um processo dialético.
São quatro os momentos previstos: preparatório (discussões sobre indicadores, metas e planejamento); inaugural (apresentação da metodologia às unidades); estabelecimento de metas (ou pactuação) e monitoramento e avaliação, momento em que será analisada a execução das metas pactuadas, possibilitando eventuais correções de rumo.
A implementação da metodologia GEDUC teve início em 2008, com a criação dos indicadores, após intensa discussão entre as unidades socioeducativas e o núcleo gerencial da Suase. Dentro os indicadores podemos citar: acompanhamento de escolarização, participação em oficinas e realização de atividades externas.
A discussão, atualizada ano a ano, reflete o amadurecimento do trabalho, a realidade das unidades socioeducativas, bem como a concepção da política de atendimento às medidas socioeducativas no Estado de Minas Gerais pautada pelos princípios preconizados pelo ECA e SINASE.