O concurso se destina a todos os alunos matriculados nas escolas do sistema prisional mineiro e visa incentivar a produção de desenhos voltados para a conscientização sobre consumo e gestão de resíduos, levando assim a proposta do AmbientAÇÃO para dentro do contexto dos presídios. Os desenhos que forem selecionados na etapa final ilustrarão as capas dos blocos de rascunho a serem confeccionados a partir da reutilização do papel recolhido por intermédio do próprio programa, na Cidade Administrativa.
Sensibilização
Durante o encontro, a gestora ambiental do Programa AmbientAÇÃO, Ana Maria Santiago, fez uma apresentação sobre o projeto e procurou sensibilizar os pedagogos para a importância do consumo consciente e da gestão de resíduos também entre os presos. Na parte da manhã, algumas bolsas confeccionadas a partir do reaproveitamento de banners foram sorteadas entre os presentes. Ao final do dia, a pedagoga da penitenciária de Muriaé, Marileny Ciribelly Dias, fez um agradecimento, em nome de todos, à iniciativa da Seds e do AmbientAÇÃO.
Para Ana Maria, é fundamental desenvolver um trabalho de sensibilização pedagógica sobre a temática do concurso, para que todas as unidades prisionais participem e se envolvam no projeto. “É preciso levar a proposta do AmbientAÇÃO para dentro dos presídios e, assim, inserir o trabalho do preso no projeto”, explica.
O Subsecretário de Administração Prisional, Murilo Andrade de Oliveira, acredita que também é importante evidenciar junto aos demais órgãos de Defesa Social a criatividade dos detentos e o trabalho que é desenvolvido nas unidades prisionais. Murilo explica que a iniciativa busca mostrar que os detentos podem manter seu papel social mesmo dentro das unidades prisionais. “A intenção é valorizar o trabalho do preso como forma de fortalecer o seu processo de ressocialização”.
O Concurso
O Concurso de Desenho é uma iniciativa da Suapi por meio dos Núcleos de Sustentabilidade e Ação Social e de Comunicação e por intermédio da Superintendência de Atendimento ao Preso, da Diretoria de Ensino e Profissionalização e em parceria com o Programa AmbientAÇÃO. A Suapi receberá os desenhos no período de 25 de abril a 13 de maio. Posteriormente, uma mesa avaliadora fará o julgamento e, no final do mês de junho, haverá a divulgação dos vencedores.
Edital
A seleção final dos desenhos será feita por uma Comissão Julgadora externa, para dar mais credibilidade ao concurso. Participarão da comissão o gerente Executivo do Circuito Cultural Praça da Liberdade, Carlos Gradim; o jornalista Daniel Frabis, apresentador do Jornal Band Minas; a desembargadora do TJMG, Jane Silva; o coordenador de Mobilização do Centro Mineiro de Referência em Resíduos, José Aparecido Gonçalves; e a professora Najda Mourão, designer gráfica e professora da Universidade do Estado de Minas Gerais.
O resultado será divulgado no Diário Oficial do Estado “Minas Gerais”, nos sites da Seds e da Secretaria de Estado de Educação, do Programa AmbientAÇÃO e no Portal CA. Os cinco melhores desenhos serão contemplados com a reprodução dos desenhos na capa dos blocos de rascunho do AmbientAÇÃO, e seus autores receberão kits do programa e terão seus trabalhos expostos na galeria de arte “Caminhos do Futuro”, do Plug Minas, no bairro Horto.
Crédito fotos: Arquivo Seds