Os servidores que passavam pelo saguão do Prédio Gerais não conseguiram ficar parados. Batendo palmas e cantando, os funcionários acompanharam as execuções de canções como A Vida, do Padre Fábio de Melo; A Chalana, de Mario Zan e Arlindo Pinto; Paisagem na Janela, de Beto Guedes, entre outras. Para as funcionárias do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) de Minas Gerais, Gisele Cândida Clarindo, 27 anos, e Patrícia Ferreira, 29 anos, o repertório foi fantástico. Elas disseram que ficaram muito admiradas com o desempenho do Coral. “Mesmo de longe e sem microfone, escutamos o tom grave e emocionante do grupo”.
Animadas, as servidoras da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag), também se divertiram e elogiaram bastante a apresentação. Após saberem que o grupo é formado por presos, a servidora Sônia Conceição, 45 anos, parabenizou o trabalho realizado na unidade. Já a servidora Mariângela Figueiredo, da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), propôs que o projeto se expanda no Estado, para ela “a música é uma referência muito positiva para vida dos homens, principalmente para estes detentos, além de resgatar valores e trabalhar a autoestima”.
Cantando no Vozes da Cela desde 2008, o detento Olívio Rodrigues Brentegani, 30 anos, contou que a música vai além de uma ocupação do tempo, “Isso tudo é uma aprendizagem. Contribui muito para o nosso processo de ressocialização, como também para sermos reconhecidos pela sociedade como seres humanos”.
Sobre o Coral Vozes da Cela
Criado em maio de 2008, como parte de um projeto de ressocialização da Escola Prisional de São Lourenço, o grupo composto por 17 detentos, embora amador, ensaia três vezes por semana. Além do maestro e violista, José Henrique Martins, o grupo conta com o apoio do tecladista e arranjador Pablo Teixeira.
Em dezembro de 2008, o Coral participou da mensagem de final de ano A Festa é Sua, exibida pelo site da Rede Globo de Televisão. O grupo fez também a abertura solene do Canta Brasil, Festival Internacional de Corais de São Lourenço, edições 2008 e 2009, além de participar de eventos na cidade de São Lourenço e região.
O Coral Vozes da Cela apresentou-se duas vezes em Belo Horizonte: na abertura da Conferência Nacional de Segurança Pública – Etapa MG, e na 31ª Reunião Ordinária do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública. O currículo do grupo também conta com apresentações para o ex- presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, e para governador Antonio Anastasia.