A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) coordena a campanha, com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Belo Horizonte e BHTrans. A campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida” é resultado do trabalho do Comitê Gestor de Trânsito (CGT), criado em fevereiro pelo governador Antonio Anastasia, para diminuir o número de vítimas do trânsito. O comitê é composto por cerca de 30 instituições ligadas ao trânsito, como Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre outros.
A campanha começa nesta quinta-feira em Belo Horizonte e Região Metropolitana e será, posteriormente, levada para cidades de grande porte como Juiz de Fora, Uberlândia, Governador Valadares e Montes Claros. Em um terceiro momento, cerca de 40 cidades polo de Minas também receberão as ações.
Lançamento
Em coletiva de imprensa, na Cidade Administrativa, o secretário de Defesa Social, Lafayette Andrada, apresentou as peças publicitárias que serão usadas nas blitze educativas, nos bares, táxis e ônibus. “Esta é uma campanha que precisa ser abraçada pela sociedade. Esperamos reduzir o número de mortes e acidentes de trânsito”, disse o secretário.
Cadeirantes, vítimas de acidentes de trânsito, que participarão das ações de conscientização, também estavam no evento de lançamento da campanha. Daniel Brito, de 27 anos, foi atropelado ainda aos dez anos por um condutor alcoolizado. “Quero ajudar na campanha para poder sensibilizar e conscientizar as pessoas de que bebida e direção não combinam. Precisamos evitar que mais acidentes como o meu aconteçam”, afirmou.
Crédito foto: arquivo Seds