Para a conclusão dos trabalhos faltam apenas os muros, a área externa da parte administrativa e uma cela. As melhorias e revitalizações foram realizadas no refeitório, na lavanderia, na guarita, no setor administrativo, nas salas de atendimento e em dez celas. A novidade na estrutura do presídio é a conclusão de uma sala de estudos para os presos e uma cela de visita íntima.

Os recursos da obra, cerca de R$40 mil, são provenientes da Pastoral Carcerária São Dimas Tadeu e do Conselho da Comunidade de Presidente Olegário, repassados pelo Ministério Público. O superintendente de atendimento ao preso, da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), Helil Bruzadelli, explica que “a participação e envolvimento dos atores que compõem a rede de execução penal é de grande importância para o sucesso da ressocialização dos presos”. Bruzadelli destaca o crescente aproveitamento dos presos em diversas atividades remuneradas e de remição de pena, tanto nas unidades prisionais quanto externamente, “atualmente são 11.500 presos em atividades de trabalho no estado e a tendência é aumentar, devido ao interesse da inciativa privada em firmar parcerias”.

visao_interior_da_cela.jpgPara o diretor geral do Presídio de Olegário, Gilton Eduardo da Silva Nunes, “as pessoas estão empenhadas em tornar o ambiente carcerário mais seguro e saudável para os detentos, funcionários e visitantes. Para a unidade é fundamental o apoio dos funcionários e parceiros, e do trabalho dos detentos nesta obra”.


Canteiro de obras

“A meta da diretoria do presídio é concluir as obras até o final deste ano, pois nos encontramos em uma posição privilegiada. Temos recursos financeiros dos colaboradores, contamos com mão de obra qualificada, e nosso coordenador de segurança está acompanhado a execução das obras de perto, já que também tem uma vasta experiência na construção civil”, relata o gerente de produção do presídio, Danilo César Silva.

O detento e pedreiro Evaldo Reinaldo Dias, 33 anos, integra a equipe da reforma e relata sua experiência, “com a obra temos condições mais humanas, um ambiente melhor, os benefícios são grandes e compensadores. A remição de pena ajuda bastante no cumprimento da sentença e mantemos nossas cabeças ocupadas”.

  interior_almoxarifado.jpg
cela_de_visita_intima.jpg

Enviar para impressão