O secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, o
comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant´anna e o
chefe da Polícia Civil, delegado geral Cylton Brandão, receberam o
gerente da operação pelo BID, Dino Capriolo, e a representante da área
de Instituições para o Desenvolvimento do Banco, Joan Serra Hoffman.
Irão compor a equipe, ainda, o coordenador geral do programa, Gustavo
Beliz, a especialista do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Ana
Maura Tomesani, e os representantes do Escritório das Nações Unidas
Sobre Drogas e Crimes (UNODC) no Brasil, Bo Mathiasen e Nivio
Nascimento.
Até a próxima sexta-feira (15.06), a comitiva irá conhecer melhor cada área que desenvolve programas a serem financiados pelo BID. Haverá apresentação dos problemas a serem enfrentados, os objetivos das ações e como elas serão operacionalizadas. Também serão fornecidas as orientações para a preparação dos documentos requeridos para a análise econômica, técnica, ambiental e institucional dos projetos.
O secretário Rômulo Ferraz ressaltou a importância do financiamento para a realização da política de segurança pública em diversas áreas como sistema prisional, socioeducativo e prevenção à criminalidade. “Estamos dando prioridade absoluta à operação, para que possamos cumprir uma parte grande do financiamento em um curto prazo, de um ano”, disse.
Para o gerente do BID, Dino Capriolo, a política de segurança pública desenvolvida em Minas Gerais deve ser modelo para todo o país. “Seremos catalíticos em disseminar boas práticas implementadas aqui para outros Estados”, afirmou.

Ainda nesta segunda-feira, será feita uma apresentação institucional da Seds ao grupo e uma demonstração da evolução das políticas de segurança pública em Minas Gerais. Amanhã (12.06) a comitiva conhecerá as políticas de prevenção à criminalidade, as ações de Polícia para a Cidadania e o sistema socioeducativo. À noite, será feita uma visita técnica ao grupo temático de Trânsito, da Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas (Ceapa). Na quarta-feira (13.06) as discussões serão sobre fortalecimento institucional, ressocialização no sistema prisional, integração e modernização das polícias e o projeto de Delegacias Modelo e fortalecimento da perícia criminal. No dia seguinte (14.06), serão feitas visitas a um Centro de Prevenção à Criminalidade (CPC) e a um centro socioeducativo. Por fim, na sexta-feira (15.06), haverá uma discussão com o Ministério Público sobre combate ao crime organizado.
Os recursos do BID serão utilizados, até 2014, na realização de diversas ações lançadas, no último mês, pelo secretário de Defesa Social no Plano Integrado de Enfrentamento à Violência, que reúne novos métodos e obras estratégicas para a segurança pública, com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade violenta no Estado.
Crédito fotos: Divulgação Seds