Peças artesanais produzidas por cerca de 40 homens e mulheres detidos no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Ipatinga estarão expostas no Estação Memória Zeza Souto, de 03 a 15 de julho. Trata-se da primeira exposição de trabalhos feitos em crochê, papel, tecidos, palitos de picolé, linhas e outros materiais confeccionados nas celas e em um galpão do Ceresp. O Estação Memória é um centro cultural conhecido em toda a região do Vale do Aço, e nele funcionava uma estação de trem.
As atividades artísticas e artesanais têm um papel fundamental no processo de ressocialização dos presos, pois contribuem para a profissionalização, a autoestima e até mesmo geração de renda para o preso e suas famílias. A diretora de atendimento da unidade, Cintia Cristina Martins, aponta aspectos positivos dos trabalhos, desde que começaram, há cerca de um ano: “percebemos uma melhora no comportamento dos que apresentavam problemas de disciplina, eles sentem-se mais confiantes em relação ao futuro e felizes por aprenderem uma nova atividade”.
Os presos descobrem seus talentos com a orientação de servidores da unidade que conhecem técnicas específicas. É o que acontece, por exemplo, no galpão onde estão instaladas oito máquinas de costura, no qual uma agente penitenciária dá aulas de corte e costura.
Dedicação
O interesse em aprender as técnicas de costura é tanto que uma das presas, ao receber o alvará de soltura, pediu para continuar frequentando as aulas. “Isto demonstra a importância destas atividades na vida dos presos e de como vale a pena acreditar e investir na ressocialização” conclui a diretora Cristina.
A produção das diferentes peças é realizada graças ao material fornecido pelas famílias e o Estado e pelas doações de pessoas físicas e jurídicas.
Estação Memória
O prédio foi construído em 1930 e funcionou como estação de trem até 1951. Em 1992 passou a ser um núcleo de referência na preservação da memória cultural, política e artística do município, com um acervo que inclui obras de arte, documentos, impressos, livros e revistas.
O Centro Cultural está localizado na rua Belo Horizonte, 272, no Centro de Ipatinga, e está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Os trabalhos estarão expostos de 03 a 15 de julho.