O encontro reuniu o secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant´Anna, e o chefe de gabinete da Polícia Civil, Dr. Jésus Trindade, lideranças policiais da 18ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), o prefeito José Hernane Silveira, vereadores, além de representantes da Justiça e do Ministério Público e teve como objetivo a definição de metas estratégicas e de curto prazo na contenção da violência na cidade.

Passos é a terceira cidade do interior do Estado a receber a cúpula da Defesa Social que, até final do ano, irá se reunir com todos os comandantes das regiões da Polícia Militar e chefes de departamentos regionais da Polícia Civil nas 18 Risps do Estado. Nas três Risps da Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde a dinâmica de reuniões com os comandos, estabelecimentos de metas e cumprimentos dos objetivos estão sendo realizados desde abril deste ano, houve redução de 15% dos homicídios entre os meses de março e abril deste ano.

De acordo com o secretário Rômulo Ferraz, a intenção é que o Centro de Prevenção à Criminalidade de Passos esteja já em funcionamento em janeiro do ano que vem. “Vamos iniciar a fase de diagnóstico, em conjunto com as polícias, e buscar todo o apoio necessário, inclusive junto ao Executivo, para colocar em prática este projeto”, destacou. Segundo avaliação inicial, o bairro que Novo Horizonte deve ser a sede do Centro. “Nos próximos meses também vamos iniciar a expansão do GEPAR para ao município (Grupamento Especializado em Áreas de Risco, da Polícia Militar), que trabalhará em parceria com o Núcleo de Prevenção e com o Projeto Mediar, da Polícia Civil”.

Já o novo Centro Socioeducativo deverá ser estruturado em um imóvel do Estado ou município, ainda a ser definido.  A adaptação do local para internação de adolescentes, segundo regras do Sistema Nacional de Atendimento Socieducativo (Sinanse), é uma forma de otimizar o tempo de entrega do Centro à sociedade. “Identificamos, em Passos, que cerca de 60% dos homicídios são cometidos por adolescentes. Este enfrentamento ao problema, com o novo Centro Socioeducativo e os programas de prevenção dão um novo fôlego ao nosso trabalho”, destacou o comandante da 18ª Risp, Coronel Edilson Ivair Costa. Durante a reunião, o prefeito da cidade, José Hernane Silveira, também entregou ao secretário o termo de doação de um terreno para a construção de um futuro centro de acautelamento de adolescentes infratores.

Igesp

A nova metodologia das reuniões do Igesp (Integração da Gestão em Segurança Pública), com viagens da cúpula ao interior do Estado, foi anunciada pelo secretário Rômulo Ferraz em maio, no lançamento do Plano Integrado de Enfrentamento à Violência. Além das reuniões regionalizadas nas Risps do interior, o novo formato da metodologia prevê a realização do Igesp Temático de Proteção Pública, voltado para o acompanhamento das metas definidas no ano para o Corpo de Bombeiros. As Risps de Montes Claros e Ipatinga já receberam reuniões da cúpula da Defesa Social. Nesta quarta-feira (04.07), será a vez da cidade de Divinópolis.

A Integração da Gestão em Segurança Pública (Igesp) é um modelo de organização e gestão do trabalho policial para integrar ações e informações de segurança. Iniciada de forma pioneira em Minas Gerais em 2003, a metodologia foi um dos fatores responsáveis pela redução de quase 50% dos índices de criminalidade no Estado nos últimos anos. O Igesp contempla áreas de atuação, procedimentos, metodologias e delimitação de territórios geográficos comuns, em níveis operacionais, táticos e estratégicos.

passos1.jpg
Crédito foto: Fernanda Leonel

 

Enviar para impressão