O encontro foi presidido pelo secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz, em conjunto com o chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Divino Pereira de Brito e do chefe da Polícia Civil, delegado geral Cylton Brandão da Matta. O objetivo foi discutir e avaliar a criminalidade nos municípios que compõem a Risp.

A instalação das câmeras do Olho Vivo em Patos de Minas está prevista para o final do primeiro semestre de 2013. Serão implantados dezoito equipamentos na cidade, em pontos de maior demanda, já identificados pela Polícia Militar. O investimento previsto é de cerca de R$2 milhões. “A instalação das câmeras vai otimizar a utilização da mão de obra do policial militar que poderá se dedicar a outras áreas onde há maior risco de crimes violentos como, por exemplo, homicídios”, disse Rômulo Ferraz.

Ainda de acordo com coronel Divino Pereira de Brito, outras medidas irão reforçar a atuação dos policias militares na região. “No primeiro semestre do ano que vem, uma Base Comunitária será destinada a Patos de Minas e novas viaturas reforçarão o Projeto Patrulha Rural. Além disso, está em estudo a implantação do Grupo de Policiamento em Áreas de Risco (Gepar) em Patos”.

22.11.12 risp patos de minas1.jpg

Outra deliberação acertada na reunião foi a assunção da Cadeia de Monte Carmelo, hoje sob a responsabilidade da Polícia Civil, pela Subsecretaria Administração Prisional (Suapi). De acordo com o subsecretário de Administração Prisional, Murilo Andrade de Oliveira, a ação dá continuidade ao processo de assunção de cadeias públicas pela Suapi. “A previsão é que a cadeia seja assumida ainda nos primeiros meses de 2013.”.

O chefe da Polícia Civil de Minas, Cylton Brandão da Matta, lembrou que novos delegados e escrivães devem chegar à região de Patos de Minas, no início de próximo ano, para reforçar as equipes da instituição. 

Batalhão

Para a construção da sede do 46º Batalhão de Polícia Militar em Patrocínio serão destinados cerca de R$6 milhões, recursos oriundos de financiamento externo do Governo de Minas. O terreno onde funcionará a nova estrutura foi doado pelo Município, que também será responsável pelos projetos de edificação do Batalhão. “A construção do Batalhão de Patrocínio é uma das principais prioridades que temos hoje. “Vamos reunir em um único espaço toda a estrutura de administração da PM, que atualmente funciona em três imóveis diferentes”, destacou o comandante da 10ª Região Integrada, coronel Elias Perpétuo.

Reuniões

Patos de Minas é 12ª cidade do interior do Estado a receber a cúpula da Defesa Social, que até final do ano, irá se reunir com todos os comandantes das regiões da Polícia Militar e chefes de departamentos regionais da Polícia Civil nas 18 Risps do Estado. As próximas cidades a serem visitadas são Barbacena, Lavras, Poços de Caldas e Pouso Alegre.

A nova metodologia das reuniões do Igesp (Integração da Gestão em Segurança Pública) e do Comitê Interinstitucional de Monitoramento dos Crimes Violentos foi anunciada pelo secretário Rômulo Ferraz em maio, no lançamento do Plano Integrado de Enfrentamento à Violência. Além das reuniões regionalizadas nas Risps do interior, o novo formato da metodologia prevê a realização do Igesp Temático de Proteção Pública, voltado para o acompanhamento das metas definidas no ano para o Corpo de Bombeiros. As reuniões da cúpula da Defesa Social contam também com o envolvimento da Justiça e do Ministério Público.

Enviar para impressão