O subsecretário de Administração Prisional, Murilo Andrade de Oliveira, destacou que o encontro de hoje visou discutir e conhecer as mudanças realizadas ao longo do ano, que irão continuar em 2013. Ele citou a Central de Recepção de Flagrantes (Ceflag), Monitoramento por Tornozeleiras e o Complexo Penitenciário construído por Parceria Público-Privada (PPP) como exemplos da melhoria da atuação do Sistema Prisional.
Para o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz, a reunião foi muito importante para a renovação dos processos de crescimento do Sistema Prisional. Após agradecer os diretores pelo empenho e esforço de cada unidade prisional no trabalho desenvolvido em 2012, Rômulo Ferraz ressaltou algumas ações futuras. “Em 2013, retomaremos os investimentos no Sistema Prisional, como reaparelhamento das unidades, aquisição de veículos, normatização de alguns procedimentos, criação de novos cargos e concursos tendo em vista a carreira do agente de segurança penitenciário”.
Reunião
Durante o dia, cada setor da Suapi fez um balanço dos trabalhos desenvolvidos pelo Sistema Prisional no ano de 2012 com perspectivas e considerações de cada área para 2013. “A reunião é importante para discutirmos alguns pontos que nos ajudarão a iniciar os trabalhos do próximo ano inovando nos procedimentos para não repetirmos erros,” destacou o subsecretario Murilo Oliveira.
No encerramento da reunião, a Penitenciária Professor Ariosvaldo Campos Pires e o Hospital de Toxicômanos Padre Wilson Vale da Costa, localizados em Juiz de Fora, e o Presídio de Itaobim, na região do Vale do Mucuri e Jequitinhonha, receberam a menção honrosa de “Unidade Nota 10 do Sistema Prisional de Minas Gerais”.
Além do secretário de Defesa Social e do subsecretário de Administração Prisional, estiveram presentes na reunião o subsecretário de Inovação e Logística do Sistema de Defesa Social, Diogo Sie Carreiro Lima, o ouvidor do Sistema Prisional, Marcelo Costa, o superintendente da Escola de Formação Prisional, cel Odilon de Souza Couto, dentre outras autoridades.