ADMINISTRAÇÃO PRISIONAL
▲ 1.276 novas vagas
A Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) fecha o ano de 2012 com um saldo de 1.276 novas vagas. Entre janeiro e novembro, foram criadas 368 vagas, por meio da ampliação dos presídios de São Lourenço e de Três Corações. Já em dezembro serão entregues as obras unidade 1 do Complexo Penitenciário PPP Prisional, o primeiro do país fruto de parceria público-privada, com 608 vagas, e do Presídio de Oliveira, na região Centro-Oeste do Estado, com 300 vagas. As inaugurações das duas unidades devem acontecer nas primeiras semanas de janeiro. As vagas no sistema prisional saltaram de 5.656 para 28.603, entre 2003 e 2012, um aumento de mais de 406%.
▲ Crescimento de 36,7,% dos presos com trabalho
Somente em 2012, houve um crescimento de 36,7% do número detentos trabalhando no Estado, que passaram de 8.880 no final de 2011 para 12.708 em 2012. Somente neste ano, foram fechadas 38 novos contratos de trabalho com parceiros privados, públicos e organizações não governamentais. Considerando os dois últimos anos (2010-2012), esse aumento chega 52,5%. Com esta marca, Minas reforça a marca de estado que, proporcionalmente à população carcerária, possui mais detentos trabalhando no país. Vale ressaltar ainda que, em 2012, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) assinou termos de cooperação técnica com a Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD) e com os institutos Cresça Brasil e Orion para que as instituições garantam aos presos 200 vagas no ensino superior e pelo menos 4,2 mil em cursos profissionalizantes.
▲ Crescimento de 9,16% dos presos estudando e construção de seis escolas dentro de unidades prisionais
O número de presos estudando também cresceu 9,16% no último ano, passando de 5.520 mil no final de 2011 para 6.017 atualmente. Este ano, mais de três mil detentos de 95 unidades prisionais realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem Prisional – no mês de dezembro. O número é quase quatro vezes maior que no ano passado, quando 790 presos se inscreveram para prestar o exame. Vale ressaltar ainda que foram construídas seis novas escolas dentro de unidades prisionais de Minas Gerais em 2012 – uma delas, dentro do Hospital Psiquiátrico e Judiciário Jorge Vaz, em Barbacena – experiência pioneira no país. Dezoito bibliotecas também foram inauguradas.
▲ Abertura de concurso para 3.410 novos agentes penitenciários
O Governo de Minas realizou concurso público para contratação de 3.410 novos agentes penitenciários em todo o Estado. As provas já foram aplicadas e o resultado deve sair em breve.
▲ Assunção da Cadeia Pública de Campo Belo
Em setembro, a Secretaria de Estado de Defesa Social assumiu a cadeia pública de Campo Belo, no Sul de Minas, antes administrada pela Polícia Civil. Com a mudança, policiais civis e militares foram liberados para exercer suas funções constitucionais de investigação e policiamento preventivo e repressivo. De 2003 a 2012, 162 cadeias públicas foram assumidas pela Seds e, para o próximo ano, há recursos para a assunção de pelo menos 20 novas cadeias.
▲ Inauguração da Apac de Manhuaçu
A Secretaria de Estado de Minas Gerais (Seds) e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) inauguraram em junho deste ano a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Manhuaçu, na região da Zona da Mata. A nova unidade oferece 120 vagas, nos regimes fechado, semiaberto e aberto. Elas serão ocupadas por reeducandos da comarca que, além de Manhuaçu, é formada pelos municípios de Luisburgo, Reduto, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu e Simonésia. Para o ano de 2013 há a previsão de inauguração de outras cinco novas Apacs, além da aplicação de R$ 10 milhões na ampliação e construção de outras unidades.
SISTEMA SOCIOEDUCATIVO
▲ Criação de 240 novas vagas de meio aberto
Em 2012, a Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase) atingiu a marca de 1.255 vagas de medida socioeducativa de internação, internação provisória e de semiliberdade. A Suase, também fomentou medidas de meio aberto (prestação de serviço à comunidade e liberdade assistida), e garantiu a expansão do sistema em 240 novas vagas. Os novos convênios de meio abeto foram celebrados com as cidades de Viçosa, Oliveira, Sete Lagoas, Pompéu e Pedro Leopoldo. Com a ampliação, são mantidas atualmente pelo Governo do Estado cerca de 2.070 oportunidades de meio aberto em 28 municípios. No ano de 2013, a Suase tem a meta de levar estas medidas de meio aberto a todos os municípios de Minas Gerais com mais de 50 mil habitantes.
▲ Finalização das obras do Centro Socioeducativo de Unaí
As obras do Centro Socioeducativo de Unaí serão finalizadas até o fim de 2012. A inauguração deve acontecer em janeiro. O centro socioeducativo terá capacidade para 80 adolescentes do sexo masculino e será o primeiro na região Noroeste do Estado. Além deste projeto, a Suase também está avaliando prédios já existentes para adaptações segundo regras do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Os novos centros socioeducativos serão nas cidades de Formiga, São João del Rey, Ibirité e Ipatinga.
▲ Estruturação da expansão do CIA para o interior
Representantes de Governador Valadares, Montes Claros e Uberlândia assinaram, na última sexta-feira (14.12) termos de cooperação para expansão das atividades do CIA (Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional), hoje uma experiência de Belo Horizonte, para seus municípios. A costura para esta ampliação do modelo bem sucedido na capital aconteceu ao longo do ano de 2012. No modelo de atendimento do CIA, os adolescentes apreendidos pela Polícia Militar serão conduzidos à unidade e ouvidos na delegacia da Polícia Civil. Em seguida, seguem imediatamente para uma audiência preliminar com a presença do promotor e juiz da Infância e Juventude e o acompanhamento da Defensoria Pública. Entre os objetivos do CIA estão a responsabilização adequada e imediata dos adolescentes e a identificação de padrões sócio demográficos e infracionais, essenciais ao estabelecimento de políticas públicas focadas no município.
PREVENÇÃO
▲ Fase final da criação de três novos Núcleos de Prevenção à Criminalidade
Está em fase final a criação de três novos Centros de Prevenção à Criminalidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que possibilitarão a implantação dos programas Fica Vivo e Mediação de Conflitos em áreas de vulnerabilidade social. Dois deles serão instalados em Belo Horizonte, nos bairros Vila Pinho e Primeiro de Maio, e um em Contagem, no bairro Ressaca. Os locais foram escolhidos a partir da análise das estatísticas da dinâmica criminal (número de homicídios em um raio geográfico delimitado) e atuação já presente do Gepar (Grupamento Especializado em Policiamento Comunitário).
▲ 14 mil atendimentos do Fica Vivo! em 607 oficinas
O programa de redução de homicídios Fica Vivo! Atendeu, mensalmente, cerca de 12.350 jovens de 12 a 24 anos, totalizando mais de 140.000 atendimentos ao longo de 2012. Foram realizadas ainda 607 oficinas culturais, de esporte, lazer, dança, música, estética, entre outras, para os jovens moradores das comunidades atendidas pelo programa. Além disso, foi realizada a VI Olimpíada do Programa Fica Vivo! com participação dos jovens atendidos pelos centros de prevenção à criminalidade de Belo Horizonte e da Região Metropolitana.
▲ 20 mil atendimentos do Mediação de Conflitos
No Programa Mediação de Conflitos, foram realizados cerca de 20.000 atendimentos jurídico-sociais (orientações e mediações). Vale ressaltar que cerca de 70% dos casos de mediação que chegaram aos centros de prevenção à criminalidade foram concluídos com resolução pacífica.
▲ 8 mil acompanhamentos de Penas Alternativas
A Central de Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas (Ceapa), monitorou cerca de 8 mil casos de penas ou medidas alternativas. Em 2012, foram formados 19 grupos temáticos de gênero (para crimes contra a mulher, domésticos e intrafamiliar). Além dos projetos temáticos, foram realizados cerca de 30 fóruns e seminários municipais nos quais foi debatida a temática segurança pública.
▲ 556 egressos do sistema prisional encaminhados para vagas no mercado de trabalho
O Programa de Inclusão Social dos Egressos do Sistema Prisional (PRESP) encaminhou 556 egressos para vagas no mercado de trabalho. Em 2012, também houve a inscrição de mais 2.600 egressos do Sistema Prisional no programa. Neste ano, o programa realizou mais de 17.000 atendimentos de ex-detentos e de familiares.
INTEGRAÇÃO
▲ Inauguração da Central de Recepção de Flagrantes (CEFLAG)
A Central de Recepção de Flagrantes foi inaugurada em outubro e consiste em uma estrutura interinstitucional que reúne, em um mesmo espaço físico, todos os órgãos inseridos na dinâmica prisional e no sistema de justiça: Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Polícia Civil, Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública. O objetivo é oferecer uma análise célere de cada caso apresentado, evitando o contingenciamento desnecessário das pessoas presas em flagrantes na comarca de Belo Horizonte. Com a inauguração da Central de Recepção de Flagrantes, todos os autos de flagrante delito lavrados em delegacias de polícia de Belo Horizonte são entregues e avaliados na referida central. Se o autor for beneficiado com uma eventual soltura por medida cautelar, a Central de Flagrantes poderá fazer o encaminhamento a parceiros como a Prefeitura de Belo Horizonte, que mantém os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese) e a própria Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (Supod), por exemplo, para suprir as demandas com os dependentes químicos. A previsão é que, diminuindo ou extinguindo o tempo de acautelamento de pessoas que, pela lei, já cumpririam penas alternativas, o Estado economize R$ 5 milhões por ano, podendo aplicar este dinheiro em outras áreas.
▲ Blitze diárias da Campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida”
A campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida”, lançada pelo Governo de Minas em julho de 2011 para fiscalização da Lei Seca, agora tem blitze diárias em Belo Horizonte, ampliando o rigor na fiscalização da mistura perigosa álcool e volante. Desde setembro, as ações também contam com a parceria da Polícia Rodoviária Federal, ampliando o raio de atuação da campanha para as estradas e rodovias que cortam a capital. Em um ano e quatro meses de campanha, mais de 2,2 mil motoristas foram autuados por embriaguez ao volante, e houve uma redução de cerca de 10% dos acidentes de trânsito com vítima na capital.
▲ Treinamento integrado de mais de 900 policiais civis e militares
Mais de 900 policiais civis e militares participaram do Treinamento Policial Integrado, que tem como objetivo capacitar o efetivo mineiro para atuar de forma integrada, com conduta ética e padronização das rotinas. As capacitações aconteceram em Belo Horizonte e Região Metropolitana, Teófilo Otoni, Uberlândia, Barbacena, Ipatinga e Curvelo.
▲ Integração do Ministério Público nas ações de Defesa Social
Os órgãos integrantes do Sistema Integrado de Defesa Social formalizaram com o com o Ministério Público um termo que cooperação para que as duas instituições se envolvam ainda mais com o Estado na dinâmica da repressão da criminalidade violenta. Do ponto de vista institucional, o Ministério Público será integrado, como convidado, às reuniões semanais do Colegiado de Defesa Social, instância máxima de decisões do sistema, às reuniões regionalizadas da metodologia Igesp (Integração da Gestão em Segurança Pública), Comitê Interinstitucional de Monitoramento e Repressão de Crimes Violentos e ao Grupo de Intervenção Estratégica (Gie). Foram nomeados promotores específicos para atuação e interlocução em cada uma das 18 Regiões Integradas do Estado (Risps).
▲ Fortalecimento da integração com as reuniões do Igesp no interior e criação do Comitê de Monitoramento dos Crimes Violentos
Desde junho de 2012, o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant´Anna, e o chefe da Polícia Civil, Dr. Cylton Brandão, se reuniram com as lideranças policiais, do Poder Judiciário e do Ministério Público das 18 Regiões Integrada de Segurança Pública (Risp) para discutir estratégias para o enfrentamento da criminalidade. O objetivo é realizar um diagnóstico regionalizado dos índices de homicídios e crimes violentos das cidades que compõem a Risp, com estabelecimento de estratégias e metas objetivas de combate. Em todas as regiões, foram deliberadas ampliação de programas, construções de sedes físicas ou novas ações de contenção de crimes, como novas câmeras do Olho Vivo, centros socioeducativos, programas de prevenção à criminalidade, entre outros. Todas as execuções estão garantidas por meio de financiamento externo.
▲ 3.795 vagas em concurso para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros
O Governo de Minas autorizou a realização de concurso público para a Polícia Militar e para o Corpo de Bombeiros Militar. Serão 3.975 vagas para as duas corporações, com o objetivo de dar mais segurança à população mineira. Os militares também serão beneficiados com o abono permanência, fortalecimento o Fundo Promorar e redução prazos para promoção na carreira. Com o concurso, as 3.975 novas vagas serão destinadas aos cargos de soldados da PM (1.700), soldados do Corpo de Bombeiros (800) e assistentes administrativos de nível médio (1.300) para atuar na área administrativa da PM. As demais vagas serão voltadas para profissionais de saúde para o Hospital da Polícia Militar e unidades do interior do Estado, sendo 115 cargos para tenentes do quadro de Oficiais de Saúde e 60 de soldado do quadro de Praças Especialistas em Saúde.
▲ Lançamento do Projeto Cinturão Rodoviário
O Governo de Minas entregou 90 viaturas e kits de armamentos e equipamentos para as unidades de policiamento rodoviário da Polícia Militar em todo o Estado, durante o lançamento do Projeto Cinturão Rodoviário, que visa fortalecer as operações de redução da criminalidade, das mortes violentas e dos acidentes no trânsito rodoviário. A segunda etapa do projeto, denominada “Cinturão Metropolitano”, será desenvolvida em 2013 e pretende atuar como um “escudo” de defesa da Região Metropolitana de Belo Horizonte no trânsito rodoviário. As unidades de policiamento da Polícia Rodoviária Estadual serão reaparelhadas e o foco serão as ações nas Copas das Confederações, em 2013, e do Mundo, em 2014, além das Olimpíadas, em 2016.
▲ Criação do Polícia e Família; serviço em 25 núcleos
O serviço Polícia e Família, criado para aproximar ainda mais a Polícia Militar da população, foi lançado em março deste ano em 21 núcleos da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ao longo do ano, a ação também foi ampliada para Juiz de Fora, Uberlândia, Barbacena e Ubá e a previsão é que, em 2013, o projeto seja implantado em outros 13 núcleos nas sedes de Regiões de Polícia Militar. Neste ano, para atuação do serviço, 700 policiais militares também foram treinados para atuar na solução de problemas de segurança pública e em situações que possam desestruturar famílias ou núcleos familiares. Levantamento preliminar do serviço aponta que em 21 pontos do serviço monitorados, a população confirma aumento da sensação de segurança em virtude da queda da criminalidade.
▲ 95 novas viaturas para Patrulhamento Preventivo Escolar
A Polícia Militar, por meio do projeto Prevenção a Violência Escolar, realizou a aquisição e a distribuição, neste ano, de 95 viaturas para o patrulhamento preventivo escolar. Os novos veículos atenderão a 70 Superintendências Regionais de Educação (SRE) em todo o Estado e serão entregues amanhã, terça-feira (18.12). O investimento neste projeto é de R$ 3 milhões, oriundo de convênio com a Secretaria de Estado da Educação (SEE).
▲ Apreensão de armas
A Polícia Militar apreendeu 18.152 armas de fogo de janeiro a novembro de 2012 durante operações e ações policiais. Somente na 1ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp1) que corresponde a Belo Horizonte foram recolhidas 2.033 armas.
▲ Conclusão do concurso para 293 escrivães e finalização do concurso de delegados
Em 2012, a Academia de Polícia Civil (Acadepol) formou 293 escrivães que já estão na ativa. Todos foram encaminhados para as 18 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) do Estado. Neste momento, 430 aprovados no concurso para delegados também estão na Acadepol fazendo o curso de formação policial. A previsão é que eles estejam nas delegacias no início de março.
▲ Aprovação de concurso para a Polícia Civil
A Polícia Civil conseguiu a liberação neste ano de um novo concurso para preenchimento de vagas do seu quadro. Serão 1.497 vagas para cargos das carreiras policiais e administrativas. Os editais já estão sendo preparados e devem ser lançados nos próximos dias. Serão 121 vagas para Médico Legista, 95 para Perito Criminal, 415 para o cargo de Analista e 866 para Técnico Assistente.
▲ Localização de pessoas desaparecidas
A Divisão de Referência da Pessoa Desaparecidas, da Polícia Civil, conseguiu importantes números de localizações de pessoas desaparecidas ao longo de 2012. Até o fim de novembro, 3.408 pessoas foram localizadas entre as 3.309 desaparecidas. O número de localizados é maior porque os números são acumulativos. Das 15.772 pessoas desaparecidas em todo o Estado, desde 2006, 12.968 foram localizadas, o que representa 82,2%.
Na semana passada foi lançado o programa Alerta Minas, que tem o objetivo de ligar, não só as polícias, mas também a sociedade civil, numa rede para localização de pessoas desaparecidas. A ideia é incrementar uma rede cooperativa em todo o estado por meio dos 22 departamentos da Polícia Civil, delegacias e de toda a sociedade, por meio, principalmente, hotéis, motéis e agências de turismo. Formada a rede, a partir do momento que se constata o desaparecimento de alguém, o alerta é acionado para comunicar todos que acionam os mecanismos possíveis para a localização o mais rápido possível.
O projeto é a somatória de esforços da Polícia Civil de Minas Gerais para o cumprimento da Lei Federal 11.259 (BRASIL. 2005), de Busca Imediata de Crianças e Adolescentes Desaparecidos, da Lei Estadual 15432/2005 e da Resolução 7010/2007 em todo o Estado de Minas Gerais. Os trabalhos serão realizados especialmente durante eventos como a Copa das Confederações, em 2013, a Copa do Mundo, em 2014 e Jogos Olímpicos, em 2016.
▲ Identificação – 1.308.228 carteiras de identidade – 17,66% a mais que em 2011
O Instituto de Identificação emitiu 1.308.228 carteiras de identidade de janeiro a novembro, média de 118.930 por mês, 17,66% a mais que o número do mesmo período do ano passado, que foi de 1.111.870. O Instituto também emitiu 3.499768 atestados de antecedentes, 4,94% a mais do que no mesmo período do ano passado, quando foram emitidos 3.335.229.
▲ Perdas e suspensões de carteiras pelo Detran
De janeiro a novembro de 2012, o Detran-MG suspendeu 4.396 carteiras de habilitação e cassou 6. Neste momento, há 3.208 processos em tramitação.
▲ 300 mil laudos do IML e do Instituto de Criminalística
O Instituto Médico Legal (IML) e o Instituto de Criminalística (IC) realizaram cerca de 300 mil laudos em 2012. O número corresponde a ações em todo o Estado, sendo 60% delas, realizadas no interior. Neste ano, foram realizados 50 mil procedimentos a mais que em 2011. Em 2012 foi garantida a reforma do IML, no valor de R$ 1,5 milhão. Já em 2013, começam as obras do novo Núcleo Integrado de Perícia Criminal e Medicina Legal, em Belo Horizonte, com investimento previsto de R$ 14 milhões, e dos Postos de Pericia Integrada (PPI) de Juiz de Fora, Uberlândia e Uberaba, no valor de R$ 3 milhões cada.
▲ 63.249 prisões em flagrante e 18.898 mandados de prisão
A Polícia Civil de Minas Gerais finalizou 145.225 inquéritos de janeiro a novembro deste ano. Já o número de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) atingiu 206.646. A instituição também realizou, de janeiro a novembro deste ano, 63.249 prisões em flagrante e cumpriu 18.898 mandados de prisão. Importante destacar casos solucionados como o da morte da estudante Bárbara, vítima de latrocínio, no bairro Cidade Nova e da atriz Cecília Bizzoto, também vítima de latrocínio, no bairro Santa Lúcia.
▲ Cerca de uma tonelada e meia de drogas apreendidas / Prisão de Roni Peixoto
De janeiro a novembro de 2012, somente o Departamento de Investigações Anti-Drogas (DIA) apreendeu 1.132,6 Kg de maconha, 322,8 Kg de cocaína e crack, 2.310 comprimidos de ecstazy e 2,5kg de haxixe. Este mesmo departamento, neste mês de dezembro, já fez uma apreensão de 90kg de maconha, outros 100kg foram apreendidos em Divinópolis e, na semana passada, o Deoesp fez uma apreensão de 500 kg, também de maconha. Além das apreensões, vale destacar que muitas pessoas foram presas nas ações de enfrentamento ao tráfico de drogas, com destaque para a prisão de um dos traficantes mais procurados de Minas, um dos fortes aliados de Fernandinho Beira-Mar, Roni Peixoto. Ele figurava no nosso programa Procura-se como o mais emblemáticos dos alvos e foi preso pela Polícia Civil de Minas, em outubro, em Goiás.
▲ Reformas de 22 unidades da Polícia Civil
Ao longo deste ano, 22 unidades da Polícia Civil tiveram reforma iniciada ou concluída.
▲ Ampliação das brigadas de incêndio nas cidades históricas
Em 2012, o Corpo de Bombeiros Militar realizou a formação de quatro novas brigadas de incêndio nas cidades de Tiradentes, São João del Rey, Diamantina e Ouro Preto. Ao todo foram treinadas 106 pessoas para a melhor proteção do patrimônio histórico.
▲ Igesp de Proteção Pública dos Bombeiros
No ano de 2012, o Corpo de Bombeiros inaugurou uma nova metodologia de Integração para Gestão da Segurança Pública (Igesp), voltada exclusivamente para a corporação e que terá como tema a Proteção Pública – sinistros e agravos à saúde por causas externas. O objetivo da nova metodologia é, a partir da análise das ocorrências específicas de cada unidade, planejar ações preventivas para todo o Estado para os períodos de chuva e de estiagem, além de traçar metas para prevenção de acidentes de trânsito, principalmente os que envolvem motociclistas.
▲ Infoscip – Projeto Descomplicar
O Corpo de Bombeiros realizou neste ano o lançamento do Sistema de Informações do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico (Infoscip). O sistema foi desenvolvido pela Prodemge, e subsidiado pelas secretarias de Defesa Social (Seds) e de Planejamento e Gestão (Seplag). Com o novo sistema, os projetos relacionados à área de prevenção contra incêndio e pânico poderão ser protocolados junto ao Corpo de Bombeiros via internet, garantindo mais agilidade aos processos. Nesses projetos devem constar itens de segurança da edificação como, por exemplo, a localização de extintores, saídas de emergência e de piso antiderrapantes.
▲ Mais de 62 mil ocorrências de prevenção atendidas e 20 mil pessoas treinadas
Em 2012, o Corpo de Bombeiros atendeu mais de 62 mil ocorrências de prevenção, entre janeiro e novembro, com o objetivo de aumentar a segurança das edificações do Estado. No mesmo período, 20 mil pessoas foram treinadas no Estado, no curso de combate à princípio básico de incêndio e Suporte Básico da Vida.
▲ Atendimento direto a 51% da população mineira em 54 municípios pelo Corpo de Bombeiros.
Com a inauguração da unidade do Corpo de Bombeiros em Ponte Nova, o CBMMG passou a atender de forma direta 51% da população mineira. Para o ano de 2013 existe ainda a previsão de inauguração de outras unidades em cidades estratégicas para a corporação, entre elas Oliveira, Viçosa, Três Pontas e Januária.
▲ Atendimento a 288.232 ocorrências
Dados do Centro de Integrado de Defesa Social demonstram que até 11dez12 a corporação atendeu a 288.232 ocorrências, dentre elas se destacando mais de 20 mil atendimentos ligados a resgate de motociclista, 16 mil ocorrências relacionadas a incêndios, bem como 62 mil ações voltadas à prevenção.
▲ Força Tarefa Previncêndio – Redução de 63% de área queimada nas unidades de conservação de proteção integral
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, como um forte integrante da Força Tarefa Previncêndio, aprimorou suas ações melhorando o tempo resposta para início dos combates em relação a 2011, proporcionando minimização das ocorrências.
Mais de 1.400 Bombeiros Militares foram treinados em Combate a Incêndios Florestal e em Sistema de Comando de Operações (SCO). Ocorreu uma participação destacada na operação e organização da Sala de Situação contribuindo na gestão das informações. A Força Tarefa Previncêndio trabalhou com recursos orçamentários da ordem de 29 milhões em 2012.
▲ Preparação para enfrentamento do Período Chuvoso 2012/2013
Dentre as ações preparadas para o enfrentamento do período chuvoso, a corporação instituiu o Batalhão de Emergências Ambientais. O Batalhão de Emergências Ambientais (BEMA) conta com efetivo de 150 militares que está à disposição para as operações no período chuvoso. Os militares ficam de sobreaviso em condições de serem acionados a qualquer momento do dia, preparados para os diversos deslocamentos em apoio aos militares locais e aos municípios afetados. O Batalhão conta com o GSSEI – Grupamento de Salvamento em soterramento, enchentes e inundação formado por 20 militares treinados e preparados para a atuação em enchentes e inundações. Possui equipamentos individuais de salvamento em altura, terrestre e aquático, são capazes de dar o atendimento primário a população, apoiar nas operações da Defesa Civil até que o grupamento de apoio possa ser deslocado para as operações.
▲ Investimento de 28 milhões em equipamentos e viaturas operacionais
Com recursos obtidos através da arrecadação da Taxa Incêndio, o Corpo de Bombeiros investiu em materiais e equipamentos operacionais que proporcionam uma melhoria na qualidade de atendimento ao cidadão mineiro. Em 2012 foram investidos 28 milhões, sendo adquiridas como destaque, 86 viaturas operacionais (07 Auto Bombas Salvamentos, 57 Unidades de Resgate e 22 Auto Comando Área).
▲ Atendimento a 4.079 demandas do Disque Denúncia Unificado
Os números do Disque Denúncia afetos à área de atuação do Corpo de Bombeiros demonstram que, desde sua criação, o CBMMG atendeu 17.168 demandas, sendo que em 2012 até o mês de novembro foram atendidas 4.079 solicitações. Destacam-se as solicitações relacionadas à necessidade de vistorias de fiscalização, que respondem por 82,3% dos atendimentos.
Crédito foto: José Carlos Paiva - Secom/MG