cap_4326_-_crdito_carlos_alberto_-_imprensa_mg.jpgOs dois primeiros lugares do concurso promovido pelas Secretarias de Educação, de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Defesa Social foram conquistados por presos das unidades de Piumhi, no Centro Oeste de Minas, e Três Corações, no Sul. A entrega da premiação foi feita pelo governador Antonio Augusto Anastasia, nesta quinta-feira (06.06), na Feira de Agronegócios Super Agro 2013 em Belo Horizonte. Participaram do concurso alunos do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de ensino.  

"Leite, fonte de vida natural. Princípio da vida e benefício sem igual." Esta foi a frase escolhida para o primeiro lugar na categoria Educação de Jovens e Adultos, escrita por Roberto Carlos Oliveira, do Presídio de Piumhi. “Eu não queria participar, não acreditava que seria capaz de ganhar qualquer coisa,  minha professora me convenceu a participar e me sinto muito feliz de ser o vencedor”, disse Roberto, que já está pensa em continuar a estudar quando terminar a pena.

O segundo lugar foi conquistado por Emerson Bispo de Souza, da Penitenciária de Três Corações com a frase “Queijo caseiro, café mineiro, encontro no país inteiro”. Ele considerou o momento um grande reconhecimento do trabalho diário para mudar a própria história. “Sonho em cursar uma faculdade de direito e quero fazer algo para melhorar a situação das pessoas que estão no Sistema Prisional”, revelou Emerson.
 Os dois presos estudam em escolas estaduais que funcionam dentro das unidades prisionais e estão matriculados respectivamente no terceiro ano do ensino fundamental e no primeiro ano do ensino médio. O objetivo do concurso foi estimular o interesse dos alunos das escolas públicas estaduais de Minas Gerais pela pesquisa, reflexão, produção e divulgação de conhecimentos sobre hábitos alimentares saudáveis.   

Ressocialização

O subsecretário de Administração Prisional, Murilo Andrade de Oliveira considera a premiação uma demonstração de que o trabalho desenvolvido na área da educação no sistema prisional vem surtindo o efeito desejado.  “Estamos investindo cada vez mais no ensino e aumentando os espaços destinados à escola nas unidades prisionais, pois entendemos que os resultados na área da ressocialização serão cada vez mais significativos através da educação e do trabalho”.

Crédito foto: Carlos Alberto / Imprensa MG

Enviar para impressão