Uma arte que mistura sons e ritmos e que atravessa séculos de tradições e mudanças. Assim é denominada a música. Ela, que está sempre associada a fenômenos sociais, é uma das responsáveis por auxiliar significativamente no processo de ressocialização de diversos custodiados de unidades prisionais do Estado. Tal contribuição é um dos pilares do III Encontro de Corais Penitenciários do Sul de Minas, que aconteceu em São Lourenço no último final de semana.
Essa edição contou com cerca de 110 detentos e detentas de 11 unidades prisionais do Sul de Minas, duas a mais que o ano passado. O local escolhido foi o Auditório do Colégio Imaculado Coração de Maria. A solenidade recebeu a presença de diversas autoridades da região, que foram prestigiar as apresentações com variados estilos musicais, como MPB e gospel. Participaram do encontro desse ano os corais e bandas dos presídios de Andradas, Baependi, Campos Gerais, Caxambu, Pouso Alegre, São Lourenço, São Sebastião do Paraíso, Santa Rita do Sapucaí, Três Corações, Três Pontas e Varginha.
Os custodiados do Presídio de Santa Rita do Sapucaí abriram o evento com o Hino Nacional Brasileiro. Eles executaram a canção tocando em instrumentos feitos de materiais recicláveis. A segunda apresentação contou com a participação do diretor-geral do Presídio de Pouso Alegre, William Abrete, que tocou uma música com a Banda Fênix, que é composta por detentos da unidade.
A organização do evento ficou por conta do músico referência da Superintendência de Atendimento ao Preso (Sape), José Henrique Martins, que é o criador da iniciativa. Ele se diz muito satisfeito com o resultado: “O encontro desse ano foi coroado de êxitos. O público participou do evento, o que incentivou ainda mais os nossos reeducandos. Para mim essa iniciativa é mais que um projeto, é uma grande escola de vida e humanização.”
Coral Vozes da Cela completa seis anos
O Grupo Vozes da Cela, composto por custodiados do Presídio de São Lourenço, comemorou, no último domingo (18.05), seis anos de muita música e arte. O coral já soma mais de 500 apresentações no seu currículo, inclusive a participação em uma cerimônia de casamento. Atualmente, eles estão se preparando para o seu concerto de aniversário, que irá acontecer em julho e para a abertura do Festival de Corais Canta Brasil 2014, que acontecerá no mês de agosto em Caxambu.