“Vida sem drogas: Seja você a mudança” é o tema da 8° Semana Estadual de Prevenção ao Uso e Abuso de Álcool e outras Drogas da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (SUPOD). A ação acontece em todo o Brasil entre os dias 19 e 26 de junho, e vêm sendo promovida desde 2006. A semana tem como finalidade mobilizar e sensibilizar a sociedade em relação às ações de prevenção ao abuso de drogas.

Para lembrar a data a Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas promoveu, nesta quarta-feira (25.06), uma palestra sobre as atualidades em prevenção às drogas, que foi ministrada pelo professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Amadeu Roselli. O evento aconteceu no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

A mesa de abertura do evento contou com a participação do subsecretário de Políticas sobre Drogas, Cloves Benevides, o promotor de justiça e coordenador do combate e repressão ao tráfico licito de entorpecentes, Jorge Tobias de Souza, o deputado estadual e presidente da comissão de prevenção e combate ao uso de crack e outras drogas, Vanderlei Miranda, além dos representantes do programa Frente Parlamentar de Vereadores Contra as Drogas e em Favor da Família que aproveitaram a ocasião para lançar o plano. O projeto tem como objetivo municipalizar as ações de prevenção e combate às drogas.

O programa também tentará incentivar uma maior participação de vereadores dos municípios mineiros no fomento das ações relacionadas à prevenção ao álcool e outras drogas. Atualmente, quatro vereadores participam da frente e a previsão é que representantes de todas as Câmaras do Estado ingressem no movimento.

Durante a palestra, o professor Amadeu Roselli expôs as principais estratégias que o governo deve tomar para efetivar essas ações. Ele também aproveitou a ocasião para apontar a importância da prevenção no combate ao tráfico e ao uso de drogas: “Prevenção significa chegar antes, e é o principal meio de combater esse problema que aflige a sociedade. O tráfico sabe se planejar, logo para combatê-lo devemos ter o mesmo nível de planejamento.”.

O subsecretário de Políticas sobre Drogas, Cloves Benevides, ressalta a relevância de se discutir esse tema na sociedade: “O abuso, a dependência e o tráfico de drogas e as outras questões relacionadas são atualmente um dos maiores problemas no Brasil. Uma semana como essa mobiliza a sociedade para que cada um assuma sua respectiva responsabilidade. Por isso o tema da semana “Vida sem drogas: Seja você a mudança” é para seja todos se sentirem responsável por essa causa. Não só o governo tem que se responsabilizar. As empresas, a sociedade, a mídia, todos devem assumir sua parcela de compromisso nessas ações.”.

Avanços

No último ano a SUPOD registrou diversos avanços nas ações de prevenção e combate as drogas. Como o aumento do número de vagas na modalidade de tratamento, que faz parte do programa Rede Complementar de Suporte Social na Atenção ao Dependente Químico. Outro destaque é o aumento da abrangência do programa Papo Legal, que está atualmente em nove macrorregiões e 19 municípios. Já a metodologia da avaliação das comunidades terapêuticas apontou certa melhoria, que tem ajudado nos tratamentos. A subsecretaria possui ainda diversas outras ações de grande relevância.

Enviar para impressão