O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel e o secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana, participaram, nesta quarta-feira (07.01), de uma reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em Brasília. O encontro, que contou com a presença de todos os governadores e secretários de segurança dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, iniciou a discussão sobre o processo de integração permanente entre as forças de segurança dos estados da região sudeste e da união.

Reuniao-de-Governadores-Ministerio-da-Justica

Fernando Pimentel disse em entrevista à imprensa, que a integração permanente irá contribuir para a melhoria da qualidade da segurança nos estados envolvidos. “Não é só uma operação, mais do que isso, é o início de um trabalho permanente de integração, que vai dar um salto de qualidade na segurança no Sudeste”, afirmou.

O ministro José Eduardo Cardozo disse que o objetivo do governo federal é integrar a área de segurança, tendo como exemplo a experiência da Copa do Mundo. Na época, foram criados Centros Integrados de Comando e Controle, articulando as ações das polícias Militar e Civil dos estados, Corpo de Bombeiros, das Forças Armadas e das polícias Federal e Rodoviária Federal.

“Houve consenso para criarmos uma estrutura permanente para unir as forças policiais. Segurança não deve ser política de governos, mas política de Estado. Creio que até o final de 2015 teremos estrutura devidamente formada e ambiência necessária para essa integração”, afirmou Cardozo.

Enviar para impressão