O secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana, foi homenageado nesta segunda-feira (27.04), com o troféu Alferes Tiradentes. A comenda é entregue anualmente, desde 1983, pelo Clube dos Oficiais da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (COPM), à militares, autoridades, cidadãos e entidades que, de alguma forma, tenham se destacado junto à comunidade, bem como empresas ou instituições. O objetivo é perpetuar e honrar a memória do Alferes Joaquim José da Silva Xavier, “O Tiradentes”, militar integrante do Regime Regular de Cavalaria de Minas, tropa da Capitania, criada no dia 9 de julho de 1775.
A cerimônia aconteceu, na sede social do Clube dos Oficiais, localizado no bairro Prado, em Belo Horizonte, e homenageou 73 pessoas. Orador oficial do evento, Bernardo Santana, disse que a entrega do troféu é uma homenagem muito significativa e que ele recebe com muito carinho. “Além do reconhecimento dessas intuições que têm credibilidade junto à população, é um voto de confiança muito grande pelo trabalho que temos que realizar no sistema de Defesa Social mineiro”, disse.
“Enquanto secretário de Estado de Defesa Social, tenho a responsabilidade de contribuir para que possamos ver, novamente, os caminhos nos eixos em Minas Gerais, estado que sempre foi referência importadíssima em todas as frentes no cenário nacional,” finalizou.
A escolha dos agraciados foi realizada pelo Conselho do Troféu, formado por nove oficiais.