A assessora especial da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), Andréa Abritta Garzon, foi homenageada nesta sexta-feira (15.05) na sede da Defensoria Pública de Minas Gerais, no barro Santo Agostinho, em Belo Horizonte, com a inauguração do seu retrato na galeria de ex-defensores públicos-gerais da instituição. O secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana, e o subsecretário de Administração Prisional, Antônio de Padova Marchi Junior, participaram do evento, que foi presidido pela atual defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard.
Andrea Abritta atuou como defensora pública-geral por dois mandatos, um de agosto de 2010 a junho de 2012 e o outro de agosto de 2012 a junho de 2014. Desde abril deste ano foi nomeada como assessora especial da Suapi, tendo, inclusive, assumido a presidência do Conselho Consultivo de Contratos de Concessão Administrativa da Parceria Pública Privada (PPP) Prisional, da subsecretaria.
Emocionada, Andrea Abritta disse que integrar a galeria da Defensoria Pública é motivo de orgulho, além de representar todos os servidores que fizeram parte daquela administração. “A homenagem não é somente para mim, mas para todos que conviveram nessa administração e que me apoiaram enquanto gestora, porque sozinho dentro um gabinete, ninguém consegue fazer nada”, disse.
Para o secretário Bernardo Santana a vinda da ex-defensora pública-geral para a equipe da Suapi só tem a contribuir para o sistema prisional mineiro. “Na composição do time que buscamos formar para enfrentar os desafios da segurança pública, trouxemos pessoas que, além de representar diferentes instituições que têm relação direta com os vários assuntos de Defesa Social, também tivessem uma história em cada um desses órgãos. Enquanto deputado federal, eu tive a honra de acompanhar o trabalho da ex-defensora Andrea Abritta, que sempre lutou por melhorias não só para a Defensoria Pública de Minas Gerais, como para todas as Defensorias do país,” destacou. “É com muita honra que aplaudimos cada defensor público que, com muita coragem, defende a instituição, para manter bem atendido o cidadão, sobretudo o mais carente”, finalizou.