Mais de 200 mudas de espécies nativas cultivadas por presos na Penitenciária Francisco de Paula, no distrito de Paca, em Governador Valadares, ganharam um lugar definitivo nesta sexta-feira, 12.06. Em comemoração ao Mês do Meio Ambiente, 20 detentos, 20 servidores da unidade prisional e policiais da 8ª Cia da Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito plantaram as árvores em área pública, na orla da lagoa localizada em frente à penitenciária.
Os presos receberam treinamento de técnicos do Instituto Estadual de Florestas (IEF), vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), que também forneceu material para o cultivo. Da iniciativa surgiu a Oficina de Mudas Nativas da Penitenciária Francisco de Paula, onde trabalham 50 presos. Parte das mudas é usada na arborização da própria penitenciária e o restante é doado a produtores rurais.
O plantio na orla da Lagoa faz parte da Quinzena de Meio Ambiente realizada pela 8° Cia da PM, que realizou diversas ações de conscientização desde o último dia 31. O encerramento aconteceu no último domingo, 14.06, com o 8° Passeio Ciclístico de Meio Ambiente. A campanha é coordenada pela Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito (DMAT) da PM e acontece em todo o Estado.
O diretor-geral da penitenciária, Danilo Silva Gomes, destaca a importância dessa ação para a comunidade. “Pelo próprio plantio podemos perceber que é possível fazer essa integração entre a sociedade, o Sistema Prisional e a Polícia Militar, mostrando assim que os presos podem contribuir para a preservação do meio ambiente ao mesmo tempo em que isso os auxilia no processo de ressocialização”.
Danilo conta que a unidade prisional mantém há dois anos um projeto de revitalização da lagoa, com o objetivo de reflorestar as margens e preservar as águas. Desde o começo do projeto, 300 mudas foram plantadas no local. A lagoa é formada por três nascentes e abriga jacarés, capivaras e garças.
Por Fernanda de Paula