A Penitenciária Francisco Floriano de Paula, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, inaugurou nesta terça-feira (15.09), três novos espaços na unidade – um Núcleo de Saúde, um Núcleo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e uma sala para atendimento da Defensoria Pública. Quinze presos trabalharam nas obras, que levaram três meses para serem concluídas.
O espaço que agora abriga o Núcleo de Saúde e a sala da Defensoria Pública era uma construção inutilizada pela unidade. Após a reforma, 22 salas foram instaladas no local, que tem aproximadamente 220 m2. A obra só foi possível graças à parceria entre o Poder Judiciário, o Conselho da Comunidade e a Penitenciária.
O Núcleo de Saúde conta com espaço para triagem, sala para curativos e procedimentos, espaço de vacinação, esterilização, atendimento do clínico geral, psiquiatria, distribuição de medicamentos, três salas para atendimento do serviço social, três para psicologia, duas para odontologia, duas para o Setor de Inteligência, entre outros espaços.
De acordo com o diretor-geral da penitenciária, Danilo Gomes, o antigo espaço dos atendimentos técnicos e de saúde era muito pequeno, e vários profissionais de diferentes áreas dividiam o mesmo cômodo. “Transformamos 12 salas em 22. A equipe de serviço social, por exemplo, agora conta com um espaço bem maior para os acolhimentos. É uma realização conseguir dar um local de trabalho digno para os servidores. Como gestor, me preocupo com esse processo de humanização”.
Atendimento jurídico
Já o Núcleo da OAB inaugurado é considerado um dos maiores instalados em uma unidade prisional. São sete parlatórios de atendimento, uma sala de espera e uma sala para videoconferência. O local tem 110m².
Para o presidente da subseção da OAB de Governador Valadares, Elias Dantas Souto, a nova área fortalece ainda mais os vínculos institucionais com a penitenciária. “A direção da unidade nos procurou para dar apoio na obra. Eles já tinham um projeto pronto e nos disponibilizaram o terreno e a mão de obra”. Elias também destaca como o novo espaço irá melhorar o atendimento: “Antes os advogados se reuniam com seus clientes na sala de revista. O novo espaço vai trazer mais dignidade tanto para o preso quanto para o profissional”.
Por Fernanda de Paula