Jovens em cumprimento de medida de internação no Centro Socioeducativo de Unaí, na Região Noroeste de Minas, começam nesta quinta-feira (22.10) um projeto de sustentabilidade em parceria com a comunidade – o Ciclista Consciente.

Nos próximos meses, durante passeios ciclísticos em áreas predeterminadas, os adolescentes farão recolhimento de lixo em margens de estradas e rios, plantarão árvores e implantarão lixeiras de coleta seletiva. São os próprios jovens que confeccionam as lixeiras dentro do Centro Socioeducativo, aproveitando galões de água utilizados.


A atividade desta quinta-feira começa às 10h horas será realizada ao longo da barragem Zico Esteves, no Ribeirão Santa Maria, uma das áreas mais visitadas por turistas no município. O diretor de segurança da unidade, Ewerton Alves Ferreira afirma que a iniciativa, além de ajudar os jovens a desenvolver consciência ecológica, coopera com o município que atualmente não conta com nenhum tipo de coleta seletiva.


“Com a instalação das lixeiras e com a periodicidade semanal dos passeios, faremos a coleta do material depositado nas lixeiras, incentivando a prática da separação de materiais”, afirmou.


Além dos passeios semanais, estão previstos circuitos mais longos uma vez ao mês com cerca de oito jovens para uma ação mais coordenada, com a instalação de faixas e placas para conscientização. A iniciativa partiu do agente de segurança socioeducativo Welton Alvim e vem despertando cada vez mais a atenção e o interesse dos jovens da unidade.


Assessoria de Comunicação Social da Seds
Facebook: Seds – Secretaria de Estado de Defesa Social
(31) 3915-5553/5552/5544/5543

Enviar para impressão