Jovens de diferentes comunidades da Região Metropolitana disputaram jogos de futebol e futsal nesta sexta-feira, 08.01, na retomada da 8ª edição das Olimpíadas do Fica Vivo! - programa de redução de homicídios da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS). A disputa vai até o dia 22 deste mês.
As Olimpíadas do Fica Vivo! contarão com a participação de quatro mil jovens atendidos pelo programa. O torneio busca incentivar as práticas esportivas e de lazer e ampliar as perspectivas dos jovens quanto ao processo de circulação na cidade.
Nascido e criado na Pedreira Prado Lopes, em Belo Horizonte, Silvio Duarte, 50 anos, mais conhecido como Binha, sempre se preocupou com as questões sociais do lugar em que vive. Desde 2013, ele ministra aulas de futebol e futsal para adolescentes da Pedreira.
“Estou sempre disponível para os meus alunos. Busco ajudá-los em questões que extrapolam a oficina, apoiando-os em suas necessidades cotidianas, como estudo, família e trabalho”, revela o oficineiro.
A gerente Estadual de Atendimento e Trabalho em rede do Fica Vivo!, Renata Satller, acredita que as atividades esportivas possibilitam que os jovens acessem novos espaços e interajam com moradores de outras regiões.
O adolescente Victor Lucas, 14 anos, é um dos alunos da oficina de futsal do Programa Fica Vivo! na Pedreira Prado Lopes. Nesta sexta, sua turma disputou uma partida de futebol com jovens do Palmital. “Além da prática esportiva, faço amizades durante os jogos e campeonatos”, conta o adolescente.
Por Dayana Silva
Crédito fotos: Marcelo Sant'Anna/Imprensa MG