Cerca de 90 adolescentes que cumprem medida socioeducativa provisória e de internação em Belo Horizonte e na Região Metropolitana participam, a partir desta quarta-feira (09.11) da 6ª Olimpíada Superação. A iniciativa ocorre por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) “De Peito Aberto”.
Xadrez, vôlei, peteca, handebol, futsal, futebol society, tênis de mesa e streetball são as modalidades disputadas pelos adolescentes no campeonato, que ocorre até dezembro. O objetivo é incentivar a prática esportiva entre os jovens, o trabalho em equipe e desenvolver tanto o respeito às regras quanto o espírito de competitividade saudável.
O Superintendente de Gestão das Medidas de Privação de Liberdade, Bernardino Soares, acredita que o incentivo ao esporte é muito importante no processo de ressocialização desses jovens. “O esporte é uma ferramenta eficaz de inclusão e fortalecimento dos vínculos sociais. Sua prática tem um enorme potencial para a transmissão de valores e normas de conduta”, afirmou.
Tradição
A Olimpíada Superação é realizada anualmente como uma forma de concluir as oficinas esportivas promovidas durante os 12 meses anteriores pela Oscip “De Peito Aberto” entre os adolescentes que cumprem medida. A 6ª edição do campeonato conta com a participação de nove centros socioeducativos de Belo Horizonte e Região Metropolitana.
O diretor presidente da De Peito Aberto, Wensceslau Madeira, disse que está junto ao projeto há oito anos e que a cada ano observa mais sucesso no desenvolvimento das atividades. “A gente acredita que o esporte e a educação vinculados a boas práticas saudáveis e ao diálogo são as melhores formas de garantir um bom retorno ao convívio social desses adolescentes”, contou.
Texto e fotos: Poliane Brandão