Há cerca de um mês, o espírito olímpico tomou conta das unidades socioeducativas de Belo Horizonte e da Região Metropolitana com as disputas das Olimpíadas SuperAção 2016. Nesta terça-feira, 06.12, os vencedores participaram da cerimônia de encerramento e premiação em mais uma ação do Suase Acontece – festival de atividades dos centros socioeducativos - na Cidade Administrativa.
O objetivo dos jogos é incentivar a prática esportiva entre os adolescentes, o trabalho em equipe e desenvolver tanto o respeito às regras quanto o espírito de competitividade saudável. Durante os jogos, os jovens disputaram modalidades como xadrez, vôlei, peteca, handebol, futsal, futebol society, tênis de mesa e streetball.
O superintendente de Gestão das Medidas de Privação de Liberdade, Bernardino Soares, acredita que o incentivo ao esporte é muito importante no processo de ressocialização dos jovens. “O esporte é uma ferramenta eficaz de inclusão e de fortalecimento dos vínculos sociais. Sua prática tem um enorme potencial para a transmissão de valores e normas de conduta”, afirmou.
O coordenador Nacional do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), Cláudio Augusto Vieira, está em Belo Horizonte para o evento e avaliou de forma positiva o sistema socioeducativo no Estado. Para ele esse tipo de incentivo à prática esportiva contribui na formação da identidade do jovem e na relação com o outro. “A gente acredita no esporte como uma das formas de restaurar e reinserir jovens na sociedade.”
Tradição
A Olimpíada Superação é realizada anualmente como uma forma de concluir as oficinas esportivas promovidas durante os 12 meses anteriores pela Oscip “De Peito Aberto” entre os adolescentes que cumprem medida. A 6ª edição do campeonato contou com a participação de nove centros socioeducativos de Belo Horizonte e da Região Metropolitana. Ao todo, cerca de 90 adolescentes participaram.
Suase Acontece
Cerca de 200 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Minas Gerais estão na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, participando da segunda edição do “Suase Acontece” até a próxima quarta-feira. O evento foi idealizado para mostrar à sociedade os resultados das atividades de formação escolar, de cultura e de qualificação profissional dos adolescentes nos centros socioeducativos no Estado. A promoção é da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase).
Vencedores
Matéria: Poliane Brandão
Fotos: Carlos Alberto/ImprensaMG