As duas semanas de festas do encerramento de 2016 foram tranquilas nas 183 unidades da Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP). Houve apenas uma situação de anormalidade em Minas: um motim no Presídio de Nova Lima, na Grande BH. O episódio foi controlado pelos agentes penitenciários do Comando de Operações Especiais (COPE), com o apoio da Polícia Militar.

Em relação ao ano de 2015, essa situação ganha destaque se forem considerados o aumento da população carcerária e o número de unidades prisionais. No final de 2015, o sistema prisional tinha 147 unidades e cerca de 58 mil presos. Um ano depois, houve um acréscimo de 36 unidades prisionais e a população carcerária chegou a 60.776 presos.

A estrutura de inteligência e operações da SEAP, por meio de suas subsecretarias, tiveram um papel fundamental no período de festas de Natal e Ano Novo, especialmente por meio da intensificação das atividades de coordenação, controle e supervisão realizadas ao longo do ano.

O superintendente de segurança prisional da SEAP, José de Anchieta Machado, explica que as análises de cenário levantadas pela inteligência, somadas às medidas específicas para o período, contribuíram para a manutenção da ordem e garantia dos direitos estabelecidos na Lei de Execução Penal.

“Hoje, vivemos em um cenário mais complexo do que em anos anteriores. E mesmo assim conseguimos manter um ambiente de tranquilidade e ordem nas unidades prisionais, gerando segurança para a sociedade, presos e familiares”, reforçou o superintendente.

A Seap executa as atividades de administração prisional ancorada nas vertentes administrativa, operacional, jurídica e de inteligência. No que tange às facções criminosas conhecidas em todo país, a monitoração se dá de forma constante por meio do serviço de inteligência da Seap e da integração com as forças de segurança pública.
Para enfrentar o problema da superlotação, uma realidade de todo o País, o Governo de Minas Gerais vem adotando uma série de medidas, visando ampliar a disponibilidade de vagas. Para 2017, a Seap vai inaugurar quatro unidades, com geração de 1.120 vagas.


Por Bernardo Carneiro

Foto: Carlos Alberto/Imprensa MG

Enviar para impressão