Nesta terça-feira, 31.10, as Forças de Segurança do Vale do Rio Doce, junto à sociedade civil, trocam experiências e discutem filosofias e estratégias de polícia comunitária desenvolvidas no Território e no Estado. O Encontro Regional de Polícia Comunitária, promovido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), acontece no prédio da 8ª Região Integrada de Segurança Pública, em Governador Valadares.
Experiências da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar serão compartilhadas até o fim do dia, assim como o conceito de polícia comunitária e de aproximação da comunidade, de forma participativa, elucidado por meio de palestras.
O objetivo do evento é estreitar o elo entre a população e as polícias e, dessa forma, elucidar questões sobre como e de que forma a polícia pode trabalhar junto à comunidade identificando, priorizando e resolvendo problemas.
Até o próximo ano, a previsão da Sesp é capacitar cerca de 1.800 profissionais em todas as 19 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) de Minas. A pasta, de forma articulada com as instituições de segurança do estado, tem levando o Encontro Regional de Polícia Comunitária para as 19 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp´s). O treinamento está sendo realizado pela Escola Integrada de Segurança Pública (Eisp) da Sesp. Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, é a sexta cidade do Estado a sediar este tipo de diálogo, capacitação e encontro.
Na abertura do evento, a diretora da Escola Integrada da Sesp, Roberta Ignácio, disse que o encontro também é uma oportunidade para a sociedade civil conhecer melhor as ações das polícias “Sabemos que a participação social, a parceria entre as instituições policiais e a sociedade são imprescindíveis para a eficiência dos serviços e melhoria da segurança”, destaca.
Palestras
A primeira palestra do evento foi sobre “Polícia Comunitária: conceito, mobilização e troca de experiências”, ministrada pelo tenente da Polícia Militar, Thiago Farias Braga, pela tenente do Bombeiro Militar, Olívia Carvalho de Morais e pelo soldado do Bombeiro Militar, Lucas Marçal Marcelino.
No período da tarde a temática Palestra 2 “Mediação e Resolução Pacífica de Conflitos / Práticas de Polícia Comunitária” foi ministrada pela delegada de Polícia Civil, Mariléia Almeida, investigadora da Polícia Civil.
Para encerrar as atividades do dia, a palestra “Participação Social e Segurança Pública” abordará a compreensão da segurança pública como essencial para a construção de um processo de mudança em prol de todos os grupos que compõe a vida em sociedade.
Por: Dayana Silva
Foto: Divulgação Sesp