Com o objetivo de estreitar cada vez mais o elo entre a população do Território Noroeste de Minas Gerais e as forças de segurança da região, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) promoveu, nesta terça-feira, 19.06, o Encontro Regional de Polícia Comunitária – Etapa Patos de Minas. O município é o último a receber a capacitação, destinada a cerca de 1.800 profissionais e membros da sociedade civil em todas as 18 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) do Estado.
O evento tem a intenção de capacitar e qualificar servidores do sistema de segurança e representantes da sociedade civil para possibilitar uma atuação mais próxima entre policiais e população. Aproximadamente 80 profissionais do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Segurança Pública, bem como representantes da Rede de Vizinhos Protegidos e Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Consep’s) participaram do encontro, discutindo a melhor forma de as polícias trabalharem em conjunto com a comunidade na identificação e resolução de problemas.
Experiências da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, projetos existentes e em desenvolvimento sobre segurança, além do conceito de polícia comunitária e de aproximação da comunidade foram compartilhados ao longo de todo o dia, de forma participativa e por meio de palestras, no Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam).
Segundo a diretora de Ensino Integrado da Sesp, Shirley Ferreira, os encontros possibilitaram o fomento da ideia da polícia comunitária e da importância da participação da sociedade civil no combate à criminalidade. “Com os encontros houve troca de informações entre as corporações e principalmente entre a sociedade civil e as instituições. Assim, novas redes de proteção se formaram, novos projetos se desenvolveram, e outras formas de atuação policial passaram a existir”, avalia.
Além de Patos de Minas, outras 17 cidades mineiras também receberam a capacitação: Belo Horizonte, Contagem, Vespasiano, Teófilo Otoni, Unaí, Divinópolis, Montes Claros, Ipatinga, Governador Valadares, Curvelo, Uberlândia, Barbacena, Uberaba, Lavras, Pouso Alegre, Juiz de Fora e Poços de Caldas.
Palestras
A primeira palestra do encontro foi “Polícia Comunitária: conceito, mobilização e troca de experiências”, ministrada pelo coronel Waldimir Ferreira, da Polícia Militar, e pelo Subtenente Marcos Antônio Dias, do Corpo de Bombeiros. No período da tarde, o tema foi “Mediação e Resolução Pacífica de Conflitos – Práticas de Polícia Comunitária”.
Para encerrar as atividades, a palestra “Participação Social e Segurança Pública” abordou a importância da compreensão de segurança pública para a construção de um processo de mudança em favor de todos os grupos que compõem a vida em sociedade. A palestra foi ministrada pela superintendente de Políticas Territoriais de Prevenção Social à Criminalidade da Sesp, Flávia Mendes.
Por: Lara Nassif
Fotos: Divulgação SESP