“Eu amo mexer na terra, na horta, então o que estou aprendendo vou levar para a minha vida toda. Aqui eu aprendi a fazer compostagem com matéria orgânica, algo que eu nunca tinha visto. É muito gratificante”, conta entusiasmado Matheus Avelar*, 18 anos. Ele e outros nove jovens do Centro Socioeducativo de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, estão participando do curso de Horticultor Orgânico.

Com início nessa segunda-feira (30/5), o treinamento conta com carga horária de 160 horas, duração de aproximadamente três meses, e é oferecido pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino e Emprego). As aulas acontecem na própria unidade, na sala multiuso, um espaço recém-inaugurado que conta com tela de projeção, projetor, sistema de som integrado e outros recursos audiovisuais para deixar os treinamentos ainda mais dinâmicos e melhores. Após o encerramento do curso os jovens receberão certificados e poderão trabalhar na área.

Manejo da horta, tratamento do solo, produção de mudas, plantio, tratos culturais são alguns dos temas que serão trabalhados com os garotos em aulas que unem teoria e prática. Além de levar os conhecimentos após a saída do Centro Socioeducativo, os participantes ainda vão poder colocar a mão na massa, aplicando todas as técnicas na própria horta da unidade. Alface, couve, tomate, pepino e rúcula são algumas das verduras e legumes já produzidos no local.

O projeto da horticultura e socioeducação existe desde agosto de 2020 na unidade e está em fase de expansão. Uma incubadora de sementes e mudas está sendo finalizada. Toda a produção, que atualmente fica em torno de 20 quilos a cada quinze dias, é doada para instituições beneficentes da região. Com os novos conhecimentos adquiridos pelos adolescentes e a expansão do projeto, a produção promete aumentar ainda mais. A expectativa é que 30 quilos de alimentos passem a ser doados semanalmente para as instituições beneficiadas.

Renato Douglas Barbosa, diretor do Centro Socioeducativo de Governador Valadares, explica que o curso de Horticultor Orgânico é uma ótima oportunidade de profissionalização para os adolescentes, além de promover a consciência para o trabalho, planejamento, produção, logística e o desenvolvimento sustentável da produção orgânica de hortaliças. “Somado a isso, o treinamento agrega valores e promove ainda mais a consciência de responsabilidade social nos garotos, uma vez que há a doação da produção para as instituições carentes do município”, finaliza.

*Nome fictício para preservar a identidade do adolescente, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Texto: Lara Nassif

Fotos: Divulgação Sejusp

Enviar para impressão