Na manhã desta quarta-feira (15/6), mais um programa de prevenção à criminalidade foi implantado no município de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado. Durante cerimônia de entrega de viaturas para a Polícia Militar de Minas Gerais, o governador Romeu Zema fez o anúncio do início das atividades do Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp) na Unidade de Prevenção à Criminalidade da cidade.

Em Minas Gerais o PrEsp já é executado desde 2003 e tem como objetivo favorecer o acesso a direitos sociais, promovendo condições para a inclusão social de egressos do sistema prisional. Todas as ações se estendem também aos familiares dos egressos, e visam o fortalecimento de vínculos de apoio e de suporte social. O PrEsp também busca, a partir de casos acompanhados, capacitar profissionalmente esses egressos, de forma a garantir uma nova fonte de renda e uma nova visão de futuro para quem deixou a prisão.

Novo endereço

No período da tarde, para marcar a inauguração do novo endereço da Unidade de Prevenção à Criminalidade do município, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, acompanhado da subsecretária de Prevenção à Criminalidade em exercício, Flávia Mendes, realizou uma visita guiada ao local. A ação contou também com a presença de autoridades municipais e parceiros da política estadual de prevenção à criminalidade.

Na oportunidade, o secretário Rogério Greco ressaltou a importância de se trabalhar as vulnerabilidades do indivíduo para frear a reincidência criminal. "Temos que fazer de tudo para que quem já cumpriu a pena não volte a cometer um crime e essa é a finalidade do PrEsp. Isso faz parte da segurança pública, evitar que o egresso seja um reincidente. Se o Estado não tiver essa visão, a tendência é a criminalidade crescer. Creio na ressocialização e queremos fazê-la acontecer. Espaços como estes são importantes. Acredito 100% na ressocialização", disse Greco.

Flávia Mendes comemorou a expansão do programa na região. "Estamos muito satisfeitos com a implantação do PrEsp em Divinópolis, pois reforçará as ações de prevenção à criminalidade no estado, intervindo com os egressos do sistema prisional, proporcionando a inclusão social, por meio de atendimento qualificado, pensando na qualificação profissional deste egresso e também na inserção dele na rede e no atendimento às vulnerabilidades apresentadas".

Divinópolis já possui atendimentos do Programa Central de Acompanhamento de Alternativas Penais (Ceapa) – que tem como objetivos o fortalecimento e a consolidação de alternativas à prisão em Minas, pautando ações de responsabilização com liberdade. Agora, mais um programa estará presente na cidade, contribuindo para a redução da criminalidade e enfrentamento dos ciclos de violência.

Retomada de atividades e expansão dos programas

O Governo de Minas já retomou as atividades em quatro unidades de prevenção à criminalidade nos últimos meses. Até o fim deste mês, serão sete unidades com trabalhos a pleno vapor novamente, em municípios de todo o Estado. Os trabalhos desses locais tinham sido suspensos em 2020, em razão de contingenciamentos financeiros decorrentes da queda da arrecadação oriunda da pandemia da covid-19.

Em Divinópolis, o recurso para a reforma do espaço veio com a parceria do Poder Judiciário. O juiz da Vara de Execuções Penais, Francisco de Assis Corrêa, estava presente na inauguração da unidade e destacou a importância da parceria com o Estado. "Liberamos o orçamento para a reforma, com autorização do Tribunal. Divinópolis é uma comarca pujante e sabemos que o trabalho será muito positivo não somente para a comarca, mas também para a região", enfatizou o magistrado.

Vale ressaltar ainda que, também até o fim do ano, há a previsão de inauguração de mais três novas Unidades de Prevenção à Criminalidade, em Curvelo, Barbacena e Pouso Alegre. Patos de Minas também ganhou o programa Selo Prevenção Minas em maio deste ano.

Texto: Poliane Brandão

Fotos: Bernardo Carneiro

Enviar para impressão