De acordo com o secretário, com a inauguração da sede da 9ª Risp, os profissionais que lidam com a segurança pública na região de Uberlândia “terão condições de exercer com dignidade a função constitucional que têm como atribuição”.
A expectativa, ressaltou Campos Júnior, é de que, com o crescimento profissional dos integrantes do sistema, a segurança pública em Minas Gerais passe a ser mais Defesa Social – “Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, com autonomia, mas engajados e articulados; crescendo juntos em benefício da sociedade”.
O comandante da Região de Polícia Militar, coronel Robson Nogueira, disse que a sede da 9ª Risp é o produto final de uma política que deu certo. “Já trabalhamos com a metodologia de integração há algum tempo e os resultados são cada vez mais positivos. Tenho certeza de que a sede própria vai dar ainda mais condições para que trabalhemos em conjunto, em busca da segurança”, afirmou.
A expectativa é de que a Risp possa otimizar o trabalho e os recursos das corporações, contribuindo para o aumento da segurança da população, visto que reunirá no mesmo espaço a Região de Polícia Militar (RPM), o Departamento de Polícia Civil (DPC), o Comando Regional de Bombeiros, além da sede do Igesp (Integração da Gestão em Segurança Pública).
A 9ª Risp de Uberlândia sediará, ainda, um Batalhão de Polícia Militar e a Delegacia Regional de Polícia Civil, compondo uma Área de Coordenação Integrada de Segurança Pública (Acisp). Em 2009, passarão a funcionar, no mesmo complexo, a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e o Núcleo de Identificação da Polícia Civil, possibilitando a melhoria da prestação de serviços à população.
Gestão moderna
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, coronel Gilvan de Almeida Sá, a implementação da 9ª Risp demonstra o grau de importância que a segurança pública tem para o Governo do Estado. “Minas tem hoje um modelo moderno de gestão e, nesse contexto, os órgãos de Defesa Social têm sido subsidiados com o que há de melhor em equipamentos e infra-estrutura e, acima de tudo, com planos de atuação integrada”, avaliou.
A unidade terá como meta promover a articulação estratégica da atuação de bombeiros, policiais civis e militares. “A Risp dará ainda mais condições para cumprirmos a nossa missão profissional, buscando sempre a segurança e o melhor para os mineiros aqui de Uberlândia”, disse o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado geral Marco Antônio Monteiro de Castro.
O imóvel sede da 9ª Risp, localizado na avenida dos Eucaliptos, bairro Jardim Patrícia, tem 6.335 metros quadrados. Esta é a segunda sede de Risp inaugurada em Minas Gerais (a primeira está na capital). Ao todo, Minas possui 16 regiões Integradas de Segurança Pública, além de 170 Áreas de Coordenação Integrada e Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP), que correspondem, respectivamente, a macrorregiões, áreas de coordenação intermediária e regiões de base. Em 2009, serão inauguradas outras quatro sedes para Risp nas cidades de Uberaba, Governador Valadares, Juiz de Fora e Montes Claros.
Estande de tiros
A Polícia Militar de Uberlândia inaugurou, também nesta sexta-feira (5), um estande de tiros. O local servirá para treinamento dos policiais em formação e leva o nome do 3º Sargento, Carlos Antônio Pacheco, morto em durante troca de tiros em Ituiutaba, 130 quilômetros de Uberlândia. “Que vocês façam bom uso deste instrumento tão esperado por alunos e comandantes”, desejou o secretário Maurício Campos Júnior.