Nas palavras do organizador do evento, o gestor social do Núcleo de Prevenção à Criminalidade do Morro das Pedras e Ventosa, Fídias Gomes Siqueira, o objetivo do seminário foi promover discussões entre os componentes da rede de proteção social local e de outras instituições. “Com isso, busca-se trocar experiências, apresentar soluções, mobilizar ações conjuntas, pensar os mecanismos e formas de encaminhamento e acionamento dos órgãos de justiça e, numa próxima ação, realizar um trabalho na região direcionado aos moradores”, ressaltou.

De acordo com o Fídias, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), através da Superintendência de Prevenção à Criminalidade (Spec), realizou um curso de Gestores Locais em Segurança Pública, no final de 2008, destinado a moradores, lideranças e representantes da região dos aglomerados. Ao término desse curso, um grupo de participantes se formou para executar algumas ações apontadas como de grande importância para o trabalho de prevenção ao crime e à violência, como o abuso sexual contra crianças e adolescentes. As questões que foram formatadas têm sido discutidas semanalmente e deram origem a esse primeiro seminário.

Os temas abordados no evento foram: a contextualização do problema na rede de instituições locais, que apresentou a experiência de trabalho com crianças e adolescentes, destacando os desafios, as dificuldades e as soluções relativas à questão; e o papel das instituições na rede de enfrentamento à violência sexual, tratando da forma como as instituições têm tratado o problema, ressaltando os limites e os alcances dessa ação, assim como a interlocução com outras instâncias de atuação, como as polícias, centros de referência e Ministério Público.
 
 

Enviar para impressão