Em três dias de seminário, foram discutidas a aplicação e o andamento da Igesp no município. O modelo, implantado em GV no ano de 2006, busca a partir de ações conjuntas das polícias civil e militar, combater a criminalidade utilizando dados detalhados sobre a ocorrência como data, horário, perfil do autor e reincidência. Na terça-feira (16/06), os participantes assistiram à palestras com temas pertinentes à segurança pública e uma apresentação feita pelos comandantes e chefe da 8ª Risp, sobre o trabalho executado no município para o combate à criminalidade.
Desde 2006, quando foi implementada a Igesp no município, o Índice de Criminalidade Violenta (ICV) vem apresentando queda constante. Nos primeiros meses do ano (janeiro a maio) de 2007 a redução foi de 13,88% se comparada ao mesmo período do ano anterior. Em 2008, chegou a 18,43% e em 2009 foi ainda maior, com queda de 31,6% também em comparação com 2006. O índice de homicídios, por exemplo, caiu cerca de 50% de 2006 para 2008.
O encontro foi aberto na segunda-feira (15-06) com a presença de todos os membros do colegiado de integração do Sistema de Defesa Social. Eles discutiram com os representantes da segurança pública local, estratégias de combate à criminalidade específicas para o município e região. “Com o seminário temos a oportunidade de discutir estratégias de ação de forma localizada respeitando as peculiaridade de cada local”, afirmou o secretário Maurício Campos que levou a Valadares com os demais integrantes do colegiado, o comandante geral da PM, Cel. Renato Vieira de Souza, o Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Marco Antônio Monteiro de Castro, o comandante do Corpo de Bombeiros, Gilvam Sá, o subsecretário de Administração Prisional, Genílson Zeferino, o subsecretário de Atendimento às Medidas Socioeducativas, Ronaldo Pedron e a superintendente de Integração da Seds, Geórgia Ribeiro. O Seminário faz parte da série de encontros regionais realizados pela Seds quinzenalmente em cada uma das 16 Risps do Estado. O próximo será realizado em Lavras, de 22 a 24 de junho.
Disque Denúncia Unificado chega a Governador Valadares