Treinar o policial militar na prevenção e combate aos crimes de violência doméstica e conjugal. Este é o objetivo do treinamento, iniciado nesta terça-feira, 23, no 34º Batalhão (Avenida Américo Vespúcio, 2.391, Caiçara – Belo Horizonte). O evento, que continua amanhã, 24, conta com a participação de militares do serviço operacional do 1º, 5º, 13º, 16º, 22º, 40º, 41º e 49º Batalhões.
A atividade para enfrentamento à violência doméstica/conjugal teve início com uma palestra do Comandante da 8ª Região de Polícia Militar, Coronel Cícero. O Oficial lembrou que teve a idéia de aprofundar esta temática na Corporação, quando, ainda como major, comandou a 10ª Companhia do 5º Batalhão. "Naquela época, percebi a expressiva quantidade de ocorrências envolvendo crimes de violência doméstica", explicou.
ESTUDO
A partir disso, o militar fez um estudo e desenvolveu o programa para melhorar a qualidade do atendimento a ocorrências envolvendo agressões. "É de extrema importância valorizar estas ocorrências, já que grande parte de nossos problemas sociais, começa na estruturação da família."
Em sua fala, o policial lembrou que pôde conhecer melhor a realidade da violência contra mulheres quando foi Comandante do 34º BPM. Ele fez um levantamento e trabalhou para que a prioridade no atendimento a esse tipo de ocorrência fosse aumentada. O Coronel percebeu, ainda, com a análise do quadro de atendimentos a ocorrências, que a repetição desses crimes com as mesmas vítimas acontecia com frequência. Quebrar esta repetição é também um dos objetivos do curso.
Essas ocorrências, em muitos casos, podem resultar em homicídios. Na palestra, foram lembrados registros em que as agressões domésticas acabaram em morte. "Valorizar o atendimento de ocorrências dessa natureza, como faz a PMMG, é de extrema importância para combater a violência", pontuou. No seminário, foram aprofundados temas socais sobre violência contra a mulher, para auxiliar o militar na leitura do cenário das ocorrências.
Para ampliar a qualidade do atendimento, o policial trabalha em diversas frentes. Começando pela redação do Boletim de Ocorrência, que analisará todo o cenário da ocorrência, levando em conta testemunhas, filhos, vizinhos e as lesões.
Serão realizadas visitas posteriores ao acionamento de atendimento as ocorrências, para verificar a situação da casa e da família, com isso, evitando que a repetição dos crimes aconteça. A Polícia Militar contará, com, dentre outros suportes, uma equipe multidisciplinar, envolvendo psicólogo, assistente social e advogado para dar suporte às famílias.
PROGRAMAÇÃO:
24/06/09 - 8h às 10h - Dra Lais Maria – MP Definição da lei, seus alcances, aplicação, histórico, objetivos e especificidades em relação ao protocolo de atendimento da PMMG.
10h30 às 12h - 1º TEN QOS Ivana Daru - Metodologias de intervenção em ocorrências de VD.
(Jornalista Sheila de Ângelis)
Fonte: pmmg.mg.gov.br 23/06/09
Agencia Minas , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais