Começaram nesta quarta-feira, 1º de julho, as aulas para cerca de 20 beneficiários do Programa de Reintegração Social do Egresso do Sistema Prisional (PrEsp) em Governador Valadares. Eles terão a oportunidade de concluir o ensino fundamental e um curso profissionalizante por meio do Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária - Pró-Jovem Urbano, do Governo Federal. O programa tem como finalidade elevar o grau de escolaridade de jovens de todo o país, romper com o ciclo reprodução das desigualdades e restaurar a esperança da sociedade em relação ao futuro do Brasil. As aulas são ministradas em oito escolas da cidade.
Os egressos se inscreveram no programa Pró-Jovem no Núcleo de Prevenção à Criminalidade (NPC) do município. A participação foi possibilitada por uma parceria entre a prefeitura de Governador Valadares e o Governo Federal. Os requisitos para ingresso foram ter entre 18 e 29 anos de idade e saber ler e escrever.
Os alunos concluirão, em um ano e oito meses, o ensino fundamental, e poderão escolher um dos quatro cursos profissionalizantes: administração; construção e reparos I, na área da construção civil; construção e reparos II, na área elétrica; e vestuário. As aulas acontecerão cinco vezes por semana, sendo que uma delas será do curso profissionalizante, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Além disso, os egressos terão aula de informática e formação cidadã. O programa garante uma bolsa mensal de R$ 100 durante o período do curso.
Agencia Minas , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais