Como forma de homenagear o trabalho dos bombeiros e de outros profissionais civis e militares, foi entregue a Medalha Imperador Dom Pedro II a 125 agraciados, entre civis, militares e autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Além disso, foi entregue a Medalha Mérito Profissional a 50 bombeiros da ativa e da reserva que se destacaram nas ações em prol do engrandecimento da corporação.
A medalha foi instituída em 2003 para marcar o dia, comemorado desde 1954 por decreto da Presidência da República. Já a existência legal do Corpo de Bombeiros data de 1856, quando Dom Pedro II assinou decreto imperial para regulamentar, pela primeira vez, o serviço de extinção de incêndio.
O subsecretário de Inovação e Logística da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Cássio Soares, contemplado com a comenda, revelou ser uma honra ter sido lembrado pelo Conselho da Medalha para receber a maior comenda da instituição. “Este ato simboliza o reconhecimento dos serviços prestados pela Seds à corporação e também do importante papel que o Corpo de Bombeiros exerce dentro do Sistema de Defesa Social. Isso me orgulha e aumenta minhas responsabilidades de subsecretário para com os bombeiros”, ressaltou.
O coronel Gilvam Sá, em seu discurso, destacou o apoio do secretário Maurício Campos, sobretudo pela consolidação de uma política de integração entre os órgãos componentes do sistema. “As ações da Seds voltadas à prevenção e ao combate da criminalidade, graças à integração das polícias, bombeiros e Defensoria Pública, tem sido exemplo não só para Minas, mas para os cenários nacional e internacional”.
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais conta com 5.159 profissionais em seu quadro e 40 unidades espalhadas em todo o Estado. Até o final do ano, há a previsão de que sejam inauguradas outras 12 instalações da corporação. Além disso, a instituição receberá, até dezembro de 2009, mais 78 veículos, que serão somados às 982 viaturas hoje existentes. De 2003 até hoje, foram feitas cerca de 700 mil operações, entre salvamentos, resgates e combate a incêndios.
Aécio Neves homenageia o Corpo de Bombeiros
Agencia Minas , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais