A Casa da Cidadania, no Morro do Papagaio, foi surpreendida na tarde da última sexta-feira (03/07) com a visita de um grupo de atendentes do Laboratório São Marcos, liderados pela analista de Comunicação e Marketing, Anie Karenina que, cumprindo uma etapa do programa de sensibilização da empresa e em razão da realização do 1º Congresso de Excelência em Atendimento, já previa uma aproximação também com sua clientela procedente da favela.

A iniciativa da apresentação da Defensoria aos atendentes foi do Cris do Morro, conhecido morador do Aglomerado ligado às atividades culturais, cujo propósito foi mostrar aos visitantes a evolução da comunidade que sustenta, em caráter pioneiro, a primeira representação da Defensoria Pública numa favela, dentro do cenário nacional. Para Anie Karenina, a visita foi muito significativa pela receptividade e pela oportunidade de conhecimento, para a maior parte deles, sobre o funcionamento e atendimento na Defensoria do Morro.

Segundo o Defensor Público Hélio da Gama e Silva, coordenador da Casa da Cidadania, o mais surpreendente é que alguns dos visitantes, realmente, nem sabia o que era Defensoria Pública. E essa foi mais uma oportunidade para falar da importância tanto da Defensoria para a favela como vice-versa, pois se o defensor público é um agente de transformação social, a sua proximidade com o cidadão proporciona o cumprimento mais imediato de sua missão.

A visita serviu para demonstrar que o que existe em relação à favela é uma grande discriminação, pois o que difere as pessoas que moram lá é só a questão econômica. No mais, a realidade de lá é comum, como nos bairros, e isto foi o que o Cris quis mostrar, explicou o Defensor Hélio da Gama. E a constatação de que alguns daqueles visitantes só foram tomar conhecimento da existência da Defensoria Pública depois que subiram o Morro do Papagaio, já demonstra que a iniciativa valeu a pena e que os moradores a acolheram como uma vitória deles mesmos.

 

Fonte: www.defensoriapublica.mg.gov.br

 

Agencia Minas , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais

 

Enviar para impressão