O auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga-Sindipa vai abrigar um evento inédito na cidade, fruto do pioneirismo da Defensoria Pública local, que vai realizar um casamento coletivo, no próximo sábado, dia 11 de julho, a partir das 12 horas. Segundo o coordenador regional, Defensor Público Rafael Von Held Boechat, “o Projeto ‘Felizes para Sempre’ foi, inicialmente, idealizado para vinte casais, mas tivemos que expandir para sessenta, diante da procura dos 85 interessados que compareceram à Defensoria Pública. Ao final, dos 85 casais apenas 52 estavam aptos a participar.”
O Defensor Público esclarece que, atualmente, a união estável não exige tempo de convivência, bastando a intenção de constituir família. E, no caso de Ipatinga, todos os casais do casamento coletivo têm essa intenção. Dentre eles, o casal mais antigo já convive há, aproximadamente, vinte anos, comenta Rafael Boechat, e o mais novo há apenas um ano. Uma particularidade merece destaque: “um dos noivos está preso, mas a escolta sem algema e vestindo terno já foi devidamente providenciada”, revela o coordenador.
Os noivos terão tudo a que tem direito qualquer casal, em data similar, graças aos apoiadores do evento: cerimonial (Faculdade Pitágoras), trilha sonora (Arte Clássica), corte de cabelo e maquiagem para as noivas (Associação Social pela Vida/Deputada Rosângela Reis), foto e filmagem (Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais/ADEP-MG) e serão sorteados um jantar à luz de velas, no Restaurante Portilho, para um casal, e uma noite de núpcias, num dos Hotéis Arco, para outro. A Copasa distribuirá um mil copos de água mineral; o Cursinho LFG, colocará um banner sobre o evento; a Gráfica Damasceno concederá certificados aos vinte voluntários alunos da Faculdade Pitágoras de Direito e o Sindicato dos Panificadores do Vale do Aço-Sinpava vai doar um bolo de cinquenta quilos para a comemoração do evento.
Fonte: www.defensoriapublica.mg.gov.br
Agencia Minas , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais