O auditório da Faculdade Newton Paiva, unidade da avenida Silva Lobo, em Belo Horizonte, recebeu nesta terça-feira (15/09), os meninos do Fica Vivo! do Núcleo de Prevenção à Criminalidade (NPC) do Conjunto Felicidade para encenar a peça “Não Morre o Homem, Morre uma História”. Com duração de 50 minutos, o espetáculo aborda a valorização da vida e busca respostas sobre como lidar com a morte. Para isso, são narradas histórias de vida inesperadamente interrompidas. “Ainda que vilão ou mocinho, todos nós possuímos uma história única e pessoal. A peça traz uma mistura dinâmica entre alegrias e tristezas das relações humanas que imediatamente contagiam o público,” explica o autor e diretor do grupo, Cleiton Henriques.

 

A apresentação é resultado de uma parceria da Diretoria de Promoção Social da Juventude do Fica Vivo! com a coordenação do curso de Psicologia da Faculdade. A peça foi premiada no Festival Estudantil de Teatro (FETO) como “melhor texto” no final de 2008 e é encenada por nove atores do grupo Fragmentos. O cenário simples é composto por três painéis de fundo preto. Não são usados objetos em cena, já que o objetivo é mexer com a imaginação da plateia.

 

A sonorização é improvisada por um amigo dos integrantes do grupo, Maurício Lelis, que utiliza sons que denotam o suspense e reportagens sobre homicídios. “Usamos até a voz de alguns atores para gravar as reportagens para essa peça”, revela Maurício.

 

O diretor Cleiton destaca dois personagens sempre chamam a atenção da plateia. O primeiro é um jovem que vive no morro, influenciado pela marginalidade e que perde a vida no mundo do crime. O segundo é aquele que, ao sair de uma padaria, é atingido por uma bala perdida e morre. “Cenas como estas mexem muito com o público. Conhecemos bem estas situações,” explica.

 

Desde o segundo semestre de 2008, os jovens do Fica Vivo! vem se apresentando em escolas, seminários e congressos. Eles ensaiam durante uma ou duas semanas, em média, e já se preparam para a próxima peça, escrita a partir de sugestões de todos os integrantes. “Onde houver necessidade de conscientização, lá estará o grupo Fragmentos”, conta o diretor.

 

Sobre o Fica Vivo!

 

O Programa Controle de Homicídios Fica Vivo! é uma ação da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) implementada através da Superintendência de Prevenção à Criminalidade (Spec). Voltado para jovens de 12 a 24 anos em situação de risco social e residentes nas áreas com maior índice de criminalidade do Estado, o Fica Vivo! atende mais 18 mil jovens em 607 oficinas de esporte, cultura, inclusão produtiva e comunicação. As ações têm como objetivo intervir na realidade social antes que o crime aconteça, diminuindo os índices de homicídios e melhorando a qualidade de vida da população.

 

fica vivo newton.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Foto:Cleiton Henriques

Agência Minas , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais
Acesse a Galeria de Fotos do Governo De Minas Gerais
Acompanhe também no http://www.youtube.com/governodeminasgerais

 

 

 

Enviar para impressão