O evento reúne policiais militares, civis, bombeiros, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do município e região, além da comunidade em geral, para discussão das políticas públicas de combate ao crime na 14ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp).
Sediada em Curvelo, a 14ª Risp é composta por 58 municípios e tem cerca de um milhão de habitantes. Em termos de comparação, a extensão territorial assemelha-se a todo o estado do Rio de Janeiro. Ela abrange ainda as microrregiões Central, Norte e Nordeste de Minas Gerais. A 14ª Risp é formada por cinco Áreas de Coordenação Integrada de Segurança Pública (Acisps): a de Sete Lagoas, Pirapora, Capelinha, Diamantina e Curvelo, cada uma com suas peculiaridades.
A Acisp de Sete Lagoas reflexos diretos da criminalidade que afeta a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Por isso, a cidade tem tendência a apresentar problemas relacionados aos crimes contra o patrimônio. Pirapora, por sua vez, tem a característica de contabilizar um número maior de assaltos a transeuntes, geralmente feitos a pé. Já Capelinha apresenta uma situação muito diferenciada, com baixos índices de crimes contra o patrimônio, mas índices elevados de homicídios. Diamantina, de uma maneira geral, apresenta baixas taxas de criminalidade. Curvelo, por fim, enfrenta crimes mais relacionados ao tráfico de drogas e assaltos.
Solenidade
A abertura do seminário de hoje foi presidida pelo secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior. Os Seminários das Risps apresentam à sociedade e aos gestores a metodologia Integração da Gestão em Segurança Pública (Igesp), modelo de organização e gestão do trabalho policial para integrar ações e informações visando à redução da criminalidade. Soma-se a isso a explicação sobre os resultados alcançados pelo DDU e o seu funcionamento. Maurício Campos Júnior destaca que o serviço é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), em parceria com o Instituto Minas pela Paz (IMPP), formado pelas 37 maiores empresas mineiras.
O DDU reúne, através de um sistema unificado e sigiloso, as denúncias de crimes e sinistros referentes às polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, em uma central única. “O Disque Denúncia garante o absoluto anonimato do denunciante e, com isso, estabelece uma linha direta com a comunidade, que passa a se sentir também responsável pela segurança pública. Com isso, o impacto do serviço nas regiões onde está implantado é muito grande”, avalia o secretário.
Após mostrar resultados positivos no combate à criminalidade durante os 24 meses de atuação nos 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o serviço foi expandido para outras cidades que são sedes de Risp no interior do Estado. No primeiro semestre de 2009, os municípios de Uberaba, Uberlândia, Montes Claros, Governador Valadares e Juiz de Fora foram contemplados. Neste segundo semestre, a expansão começou por Divinópolis, passou por Ipatinga e Barbacena e chegou hoje a Curvelo. Até o final do ano, o 181 estará disponível também em Unaí e Teófilo Otoni.
A abertura do seminário contou com as presenças do comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Renato Vieira de Souza, do chefe adjunto de Polícia Civil, delegado-geral Jairo Lélis Filho, e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Gilvam Almeida Sá.
O delegado-geral Jairo Lélis destacou a importância do DDU. “As polícias não funcionam sem informação, que deve chegar até a população de maneira simples e direta. O 181 também faz esse movimento contrário, de forma que a comunidade também ofereça informações para as forças policiais”, alega.
Para o coronel PM Renato Vieira, a força da integração das corporações tem trazido melhoria constante dos indicadores de criminalidade e da qualidade de vida da população. O coronel BM Gilvam Sá reforçou as palavras de Vieira. “É preciso também considerar que a integração tem se mostrado positiva através da produção e disponibilização de dados, com muita clareza e transparência, a fim de mostrar ao cidadão que estamos cumprindo com o compromisso de fazer segurança de forma séria e responsável”, afirmou.