Esse foi o sentimento que prevaleceu na manhã do último sábado, 17 de outubro, no maior estádio de futebol de Minas Gerais, o famoso Mineirão. Mais de 60 jovens, entre 12 e 24 anos, divididos em seis times, disputaram as finais das Olimpíadas do Fica Vivo! na modalidade futebol de campo.
Desde as 8 horas da manhã, os brados de gols das torcidas ecoavam pelas arquibancadas vermelhas do estádio. Os times que disputavam as medalhas de ouro representavam três categorias: sub-15, sub-18 e sub-24. Dentre os finalistas, estavam os times Grêmio Futebol Clube, de Nova Contagem, Coloradense, de Sabará, Amigos do Ribeiro de Abreu Esporte Clube, das comunidades do Ribeiro, Novo Aarão Reis e Paulo VI e Meninos do Morro, também de Sabará.
“Jogar no Mineirão é a maior emoção do mundo, e pode escrever: ano que vem seremos tri!”, garantiu o jogador dos Meninos do Morro, Wenderson Júnior. O jovem de 21 anos foi o artilheiro do campeonato na categoria sub-24, com 15 gols na campanha. Juninho, como é conhecido, participa das oficinas de futebol de campo e futsal do Fica Vivo! há cinco anos, desde que foi implantado o Núcleo de Prevenção à Criminalidade (NPC) do Palmital.
Ele e seus colegas da equipe Meninos do Morro ganharam de 6 a 2 dos jovens do Coloradense e agitaram uma festa que começou no campo e contagiou o público das arquibancadas, num jogo emocionante com direito a gol de pênalti. Ao fim da partida, o time do Palmital comemorou junto à equipe técnica, jogadores reservas e membros da equipe do Fica Vivo! do NPC. Todos eles pularam, gritaram e, de joelhos, formando uma grande roda no gramado do Mineirão, rezaram e agradeceram pela vitória. Além disso, se comprometerem a levar palavras de entusiasmo para a comunidade e para outros jovens participantes do programa.
Do outro lado, o time do Conjunto Felicidade, o Coloradense, também estava em clima de festa e de muita felicidade. Tutinho, treinador há onze meses do time vice-campeão, comemorou: “Só de chegar ao Mineirão já é uma vitória. Nos preparamos onze meses e essa conquista vale ouro”. Depois da entrega das medalhas e dos levantamentos de troféus, as equipes confraternizaram e numa só voz gritaram, para ecoar em todo estádio, em alto e bom som: “Fica Vivo!, Fica Vivo!”
Segundo André Bueno, da Diretoria de Promoção Social da Juventude, uma das funções das Olimpíadas foi abrir espaços e oportunidades que, às vezes, parecem ser inatingíveis, como disputar uma partida de futebol no Mineirão. “Esse é o sonho de todos nós [do programa e dos jovens]. É a sensação de dever cumprido”, afirma.
Jogos
Os jogos tiveram suas etapas eliminatórias disputadas em julho, agosto e setembro, com participação de cerca de 4.600 jovens da faixa etária dos 12 aos 24 anos. As chamadas prévias, realizadas dentro das próprias comunidades de origem do times, tiveram como objetivo aumentar a participação e o envolvimento dos moradores. A 4ª edição das Olimpíadas contabilizou mais de 190 partidas, que aconteceram até o último sábado (17/10), nas modalidades futsal, futebol de campo, vôlei, basquete, handebol e lutas (tae kown do, judô, karatê e karajucá), nas categorias sub-15, sub-18 e sub-24. As disputas finais foram realizadas na Quadra Vilarinho (Venda Nova), no Campo Campolina (bairro São Luiz, região da Pampulha) no Colégio Estadual Central, no Mackenzie Esporte Clube e, a grande final do futebol de campo, no Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão.
Agência Minas , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais
Acesse a Galeria de Fotos do Governo De Minas Gerais
Acompanhe também no http://www.youtube.com/governodeminasgerais