Trinta policiais militares receberam na manhã de hoje (28/10) o diploma de formatura do Curso Intensivo de Formação de Sargentos - CIFS, lecionado pelo Centro de Ensino Técnico – CET. A solenidade foi realizada às 10h, no auditório do Clube dos Oficiais da Polícia Militar – COPM, à Rua Diábase, 200, Bairro Prado – Belo Horizonte. Os participantes são oriundos do Quadro de Praças e Especialistas da Corporação.
Administrado pelo Capitão Marcos Ângelo Vieira Júnior, Sargento Anísio Nonato Moura e Cabo Glauce Costa de Paula Carvalho, do CIFS, instalado nas dependências da Academia de Polícia Militar - APM, comandada pelo Coronel Fábio Manhães Xavier, e localizada na Rua Diábase, 320. O Paraninfo dos formandos foi o Subcomandante da APM, Coronel Ricardo Santos Ribeiro.
DESENVOLVIMENTO
“A Educação de Polícia Militar tem por finalidade o desenvolvimento do policial militar e seu preparo para o exercício da profissão, tendo como parâmetros os fundamentos da polícia comunitária, dos direitos humanos, da disciplina e da hierarquia”, destaca o Comandante do CET, Tenente-Coronel Alaor Severino da Cunha.
O CET pertence à APM e tem como responsabilidade, a formação e aperfeiçoamento de praças. O CIFS é destinado aos cabos da PM, com mais de 10 anos de efetivo exercício na graduação e, no mínimo, 24 anos de serviço. Tem como finalidade oferecer aos alunos os conhecimentos e as habilidades necessárias para o desempenho das funções de sargento.
Segundo o Comandante do APM, o curso é semipresencial e pratica um ensino de qualidade, permitindo a formação e atualização profissional do aluno, por meio de mecanismos que permitem à Corporação aliar o aprimoramento do seu recurso humano, sem prejuízo para a atividade profissional. Propicia ao policial militar a possibilidade de permanecer mais tempo junto à família, uma vez que a maior parte do curso é realizada por meio da Internet.
As disciplinas Direitos Humanos, Informática Aplicada, Técnica Policial, Processos Administrativos, Tiro Policial, Direito Penal, Língua Portuguesa Aplicada, Chefia e Liderança, Administração Logística, Ditática, Direito Administrativo, Legislação Inconstitucional, Redação de Documentos, Polícia Comunitária e Legislação Especial constam do CIFS, que se estendeu de 1° de junho a 27 de outubro.