“Comprei o apartamento dos meus sonhos e foi o Promorar Militar que me propiciou essa grande realização. Assim que o programa foi criado, eu me inscrevi e, atualmente, estou morando no Bairro Dona Clara, região da Pampulha. Assumi prestações dentro das minhas condições financeiras, com juros baixos e que não comprometem o meu orçamento.” Com esta declaração, o 1° Tenente Douglas Guimarães definiu sua satisfação por ter adquirido a casa própria. 

Ele é um dos contemplados pelo programa de habitação, lançado pelo Governo do Estado, para atender policiais militares, bombeiros militares e pensionistas do IPSM -  Instituto de Previdência dos Servidores Militares. O Oficial, lotado na 125ª Companhia do 22° Batalhão (Barragem Santa Lúcia – Belo Horizonte), disse, ainda, que o trâmite de sua documentação foi agilizado pela equipe do Promorar junto ao BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais).

“O que me chamou a atenção foi a presteza dispensada pelo pessoal do Promorar aos interessados em adquirir imóveis. Eles me falaram sobre o passo-a-passo do financiamento, o que me ajudou bastante no andamento do processo. E, depois, o fato de eu não ter precisado dar entrada, como exigem as financeiras, foi muito bom. Este ano, tive duas alegrias: o nascimento do meu filho Danilo, que já tem 10 meses, e o meu primeiro imóvel. Sou grato por tudo isso”, ressalta o Tenente.

VALEU A PENA

Uma outra adquirente, a 3° Sargento Gisele Geraldo Feliciano Couto, 25 anos de idade e há cinco na PM, conta que “esperou um pouco” para receber o crédito, mas “valeu a pena, pois comprei um apartamento confortável no Bairro Santa Efigênia, localizado em uma área nobre de Bom Despacho”, sede do 7° BPM (7ª RPM). 

“O sonho da casa própria era distante para mim, mas começou a se transformar em realidade assim que o Comando anunciou a chegada do Promorar Militar”, lembra. “Estou satisfeita porque consegui comprar o imóvel que eu queria, em uma região supervalorizada. Também é importante destacar que fui muito bem atendida por toda a equipe do Promorar”, afirma. 

“O meu processo foi agilizado pelo Gerente Regional de Saúde do 7° Batalhão, Major Davidson, e pelo Chefe do Promorar na seção do IPSM, Coronel Gonçalo. Acreditei na proposta do Comando Geral e, hoje, tanto eu quanto minha família estamos muito felizes com a aquisição do imóvel.”

 

PRESENTE DO CÉU
Igualmente satisfeito, o Capitão Rodrigo Teixeira Coimbra, 36 anos de idade e  17 anos de PM, Comandante da 102ª Companhia de Ensino e Treinamento do 7º BPM, disse que não se cansa de admirar o imóvel que comprou, por meio do Promorar. Casado, dois filhos – Vítor e Isabela –, ele acredita que recebeu um presente do ceu.

 

 

E explica: “Estou morando no Bairro Novo São José, região de classe média-alta, em uma casa nova com 147 metros quadrados, três quartos, suíte, banheiro social, cozinha ampla, duas salas, varanda na frente e no fundo, área de serviço, quarto de jogos e um lote de 228 metros quadrados.”

 

O Oficial conta que se inscreveu no Promorar no dia 15 de setembro deste ano, portanto, três dias depois que o programa foi lançado. “Não posso dizer que demorou, porque o sistema estava em fase de implantação. Estou morando no imóvel dos meus sonhos há dois meses, pagando os menores juros do mercado – 2,5% ao ano – e com uma prestação que cabe no meu bolso. Não há nada melhor que isso. Agradecemos à PM e ao Promorar, nos quais acreditamos e confiamos”, enfatiza o Capitão.

 

PROCESSOS PRONTOS
Duzentos e cinquenta e seis créditos liberados, correpondentes a R$ 32.l52.000,00; 234 processos em fase de registro em cartório, equivalentes a R$ 29.073.000,00 e mais de 200 processos em fase de análise no Bando de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG. Estes são alguns dos números do Promorar Militar, apresentados hoje (16//11), pelo Comandante da Diretoria de Educação Escolar e Assistência Social da Polícia Militar, Coronel Paulo Márcio Diniz.

 

Conforme o Coronel, o Promorar é considerado um dos mais ambiciosos programas de financiamento do Governo Estadual dos últimos anos, destinado ao servidor militar. Com essa filosofia, o sistema já entregou imóveis a usuários, tanto do interior do Estado quanto da Capital. Ao serem indagados sobre como veem o programa, eles fizeram questão de frisar que estão “muitos satisfeitos” e que, agora, conseguiram realizar o sonho da casa própria.

 

AVANÇO
O avanço de qualidade imprimido ao trabalho, agilizou o atendimento. Assim, os processos são analisados e encaminhados para o setor correspondente, em tempo recorde.

Além disso, 299 processos da Capital foram enviados para o BDMG – Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, ocorrendo o mesmo com outros 190 da Região Metropolitana. Atualmente, esses números aumentaram e a tendência é a de que o número de processos aprovados e registrados em cartório serão multiplicados, a cada dia.

Utilizando o sistema on line, a equipe envia os dados do processo para o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG, possibilitando a liberação do crédito em até 60 dias. Um detalhe a ser observado é que, antes mesmo de escolher o imóvel, o servidor pode obter informações, principalmente sobre documentação, pela Internet ou pelos escritórios do Promorar; sanar dúvidas e atualizar dados funcionais junto à SRH – Seção de Recursos Humanos.

 

VENDEDOR


Para evitar problemas, a PM orienta o servidor a não fazer nenhum tipo de pré-contrato ou acordo com o vendedor do imóvel, seja pessoa física ou jurídica, uma vez que contratos podem conter cláusulas abusivas, com multas exorbitantes e promessa de uma possível redução no prazo de liberação do crédito. É preciso estar atento quanto ao pagamento de taxas que normalmente não são cobradas pelo BDMG. 

INTERIOR


No interior do Estado, o Promorar mantém advogados e coordenadores capacitados para receber, analisar e dar andamentos aos processos. O sistema adotado é o mesmo aplicado na RMBH, ou seja: a equipe recebe a documentação, estrutura o processo, faz a analise jurídica, lança os dados na Internet/Promorar e envia o Termo de Deliberação do Financiamento para o Grupo Coordenador. 

Em seguida, o Grupo Coordenador remete, via on line, os dados gerais para o BDMG, que aprova o crédito e solicita ao pessoal do interior o envio do processo para posterior assinatura, em cartório, do contrato de financiamento. Se houver alguma irregularidade no processo, o Escritório Central, na RMBH, sana o problema de forma que não ocorra atrasos ou mais demora na liberação do crédito.    

PARA FINANCIAR - PASSO-A-PASSO


Desde o dia 6 de novembro, a Intranet PM está  disponível para que policiais militares, bombeiros militares e pensionistas do IPSM proponentes (adquirentes de casa própria) consultem o andamento do processo, tirem duvidas e façam sugestões no Fale Conosco Promorar.

Com a senha, você acessa um link na página principal com os dizeres: Acompanhamento de seu processo. Depois, é só clicar no link e pesquisar o andamento do financiamento. Se no momento da consulta surgir alguma dúvida, você pode acessar, no mesmo ambiente, a tela Fale Conosco, que será respondida em até 24 horas pela equipe do Promorar.

Para fazer simulações eletrônicas e verificar as condições para se candidatar ao financiamento do Promorar Militar, basta acessar  www.intranetpm.mg.gov.br. Depois, é só clicar em Promorar e preencher os campos solicitados. O sistema considera o perfil do interessado e informa o valor máximo do financiamento pleiteado.

 

Fonte: www.pmmg.mg.gov.br

 

Agência Minas , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais
Acesse a Galeria de Fotos do Governo De Minas Gerais
Acompanhe também no http://www.youtube.com/governodeminasgerais

 

 

Enviar para impressão