Durante o evento, a atriz Jéssica Azevedo apresentou o monólogo teatral “O caderno Secreto de Lori”, que relata o abuso sexual de crianças. A atriz acredita que as artes contribuem muito na conscientização da comunidade quanto à exploração sexual infanto-juvenil. “Essa é a minha forma de orientar a comunidade, além de motivar as pessoas a denunciarem”, disse.
O grupo de teatro do NPC da Serra também se apresentou, com o espetáculo “É ou não é?”. A peça abordou o sensacionalismo das favelas e seus moradores expostos pela mídia. A integrante do grupo, Josiane Alves, explica que nem todo mundo que mora na favela é marginal. ”A sociedade precisa compreender isso, e a mídia muitas vezes passa essa imagem para as pessoas. A peça é o momento que temos para desmontar este pré-conceito”, conta.
No encerramento foram divulgados os resultados alcançados pela Spec em 2009 e as expectativas para o próximo ano. “Esperamos que no próximo ano os Programas de Prevenção possam continuar desenvolvendo e ampliando novas parcerias, consolidando assim as práticas que já vêm sendo desenvolvidas pela Seds”, destacou a superintendente de Prevenção à Criminalidade, Fabiana de Lima Leite.
Na oportunidade também foi lançado o livro “Olhares sobre a Prevenção à Criminalidade”. Em janeiro será lançado outro livro sobre a metodologia dos programas e, em março, o lançamento de uma terceira obra, que abordará as boas práticas desenvolvidas nas 39 localidades atendidas pela Spec. A superintendente explicou que a autoria dos livros é sempre dos diretores dos programas, técnicos e gestores dos 13 municípios onde a Spec atua, com a opinião de especialistas que participam da política pública de prevenção não só em Minas, como em outros estados.
Agência Minas , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais
Acesse a Galeria de Fotos do Governo De Minas Gerais
Acompanhe também no http://www.youtube.com/governodeminasgerais