Trinta oficiais, sendo 21 da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), dois do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) e sete policias militares de outros Estados, como Rio de Janeiro, Amazonas e Distrito Federal, iniciaram nesta semana o Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Segurança Pública (CEGESP). A capacitação, que será concluída em dezembro de 2011, teve sua aula inaugural com o secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada. O objetivo do curso é ampliar e atualizar os conhecimentos dos tenentes-coronéis para as funções estratégicas de comando da Instituição, bem como habilitar o oficial e promovê-lo ao posto de coronel.

Para o secretário Lafayette Andrada, a formação é uma ferramenta importante para o fortalecimento da integração entre as polícias. Durante a abertura do curso, ele ressaltou a importância de conciliar o conhecimento com o mais alto escalão da PMMG, ao qual se referiu como sendo a espinha dorsal do conhecimento da Polícia Militar. “O principal componente de uma instituição são os homens que a formam. Se tiver profissionais capacitados, ela será uma excelente instituição,” destacou.

Polícia ostensiva

A especialização promovida pelo Centro de Pesquisa e Pós-graduação da Academia de Polícia Militar, em parceria com a Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (FJP), acontece na Academia de Policia Militar de Minas Gerais (APM-MG), localizada no Bairro Prado, em Belo Horizonte. O CEGESP possibilita discutir o sistema de Defesa Social, do ponto de vista teórico, com reflexões ligadas na Psicologia, Sociologia, Filosofia, Ciência Política, Economia e na Policiologia.

Voltado para as Ciências Militares com ênfase na polícia ostensiva, o curso destina-se a majores e tenentes-coronéis, no entanto, a PMMG admite a participação de integrantes de outros órgãos do Sistema de Defesa Social. Para isso, os candidatos devem reunir os requisitos exigidos, dentre eles, o curso de nível superior. 

Enviar para impressão