medalha_inconfidencia.jpgNeste ano, 239 pessoas que contribuíram para o desenvolvimento de Minas e do Brasil receberam a homenagem. A medalha é concedida em quatro designações: Grande Colar (Comenda Extraordinária), Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. O secretário Lafayette Andrada já havia recebido a Medalha da Inconfidência em 2008, na designação Medalha de Honra.


Homenageados
Entre os agraciados deste ano está a presidente Dilma Rousseff, que participou da cerimônia como oradora oficial e foi agraciada com o Grande Colar, grau máximo da Medalha da Inconfidência. Também foram homenageados os ministros Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Alexandre Padilha (Saúde), Miriam Belchior (Planejamento, Orçamento e Gestão), José Eduardo Cardozo (Justiça), Ana de Hollanda (Cultura) e Fernando Bezerra (Integração Nacional). Outros que receberam a medalha foram o governador da Bahia, Jaques Wagner; o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini; e o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Marco Maia.


Além de Lafayette Andrada, outros seis secretários de Estado de Minas Gerais também foram condecorados: Leonardo Colombini, de Fazenda; Eliane Parreiras, de Cultura; Carlos Melles, de Transportes e Obras Públicas; Bilac Pinto, de Desenvolvimento Regional e Política Urbana; Maria Coeli, de Casa Civil e de Relações Institucionais; e Gustavo Magalhães, secretário-geral do Governador. Participaram da solenidade o vice-governador Alberto Pinto Coelho, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Dinis Pinheiro.

  dilma_medalha2.jpg

Cerimônia

Durante a solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência, o governador Antonio Anastasia defendeu a revisão do sistema de compensação tributária para estados e municípios mineradores. Anastasia apontou como injusto o atual modelo e ressaltou a importância de se estabelecer um novo marco regulatório para o setor de mineração. O governador, juntamente com a presidente Dilma Rousseff, também prestou homenagem a Tiradentes, mártir da Inconfidência, e a duas mulheres que viveram na Vila Rica de 1789 e testemunharam a Conjuração Mineira: Maria Dorotéia Joaquina de Seixas (Marília de Dirceu) e Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira.

 

 

  

Crédito fotos: Antonio Olavio Cerezo e Wellinton Pedro

Enviar para impressão