Durante a programação, os adolescentes do núcleo de Vespasiano fizeram uma performance teatral e os do núcleo do Conjunto Felicidade realizaram apresentações circenses, incluindo acrobacias e malabares. Para a coordenadora do Fica Vivo!, Kátia Simões, a vinda dos jovens à Cidade Administrativa representou uma boa oportunidade para promover a circulação dos adolescentes por diferentes espaços de Belo Horizonte. “Apresentações como esta são importantes para que eles possam interagir com outros núcleos e também conhecer pessoas de outros projetos do governo”, explica.
Dedicação
Felipe Ernane Melo Silva, 17 anos, faz parte do núcleo do Conjunto Felicidade do Fica Vivo! e aprovou a oportunidade. “É a primeira vez que venho aqui na Cidade Administrativa e gostei de conhecer o espaço. Gosto muito de treinar acrobacias e malabarismo e foi bacana me apresentar para as pessoas daqui”, disse.
Felipe participa da Oficina de Circo do programa, ministrada há cinco anos pelo professor Romel Gonçalves de Melo. “O Fica Vivo! me salvou do mundo da criminalidade. O programa é muito legal e eu me dedico muito”, completou o jovem.
Dedicação é o que não falta também no núcleo de Vespasiano. Segundo a técnica do Fica Vivo! Naiane Pechir, a Oficina de Teatro está se revelando um sucesso naquele centro. “De três semanas pra cá a oficina tem ficado lotada. Os alunos estão muito empolgados com o teatro”, conta. Em Vespasiano, a Oficina de Teatro é realizada, há cinco anos, pelo oficineiro Peterson Santos.
Após se apresentarem na Praça Cívica da Cidade Administrativa, os jovens do Fica Vivo! assistiram as outras apresentações culturais, como a do Grupo de Choro do Palácio das Artes, que aconteceu no térreo do Edifício Gerais. “O bacana é que os meninos, além de conhecerem a Cidade Administrativa, puderam conhecer outras pessoas e outros trabalhos, o que ajuda na convivência e também na preparação para a vida”, avalia Naiane.
O programa
Criado em 2003, o Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo! visa intervir na realidade social antes que o crime aconteça, diminuindo os índices de homicídios e melhorando a qualidade de vida da população. O programa oferece diversas oficinas culturais, esportivas, profissionalizantes e de lazer para jovens de 12 a 24 anos em situação de risco social e residentes em áreas que concentram indicadores elevados de homicídio. O Fica Vivo! conta com 27 centros de prevenção à criminalidade, sendo onze na Região Metropolitana de Belo Horizonte e os demais no interior do Estado.
Além das apresentações de hoje do Fica Vivo!, o calendário cultural e de lazer para os servidores da Cidade Administrativa prevê atividades ao longo de todo ano, contando com uma programação especial nesta semana de lançamento (entre 2 e 6 de maio). Entre as apresentações estão incluídos espetáculos musicais, de dança e circenses, além de sessões de ginástica e de tai chi chuan.
Crédito foto: Gil Leonardi Secom/MG